AÇÕES
A educação tem se deparado com nós complexos que demandam soluções criativas e inovadoras para desatá-los, vislumbrando novos arranjos e diferentes perspectivas.
Nesta jornada, vamos juntos refletir sobre a educação que fazemos e a educação que podemos fazer. Vamos tratar de tecnologia, de matemática e ludicidade, das relações de convivência, das relações étnico-raciais, do cuidado com o outro e com o meio ambiente, de respeito, ética, inclusão e equidade: vamos falar sobre nós!
Que juntos possamos construir laços que se fortaleçam na busca por uma educação contemporânea que enfrenta desafios e se abre para possibilidades.
15/07
SERVIDORES QUE ATUAM NO PERÍODO DA MANHÃ:
8h30 às 11h30
SERVIDORES QUE ATUAM NO PERÍODO DA TARDE/NOITE:
13h30 às 16h30
INSCRIÇÕES REALIZADAS PELA GESTÃO DA UNIDADE ESCOLAR DE 19/06 A 26/06
- EDUCAÇÃO INFANTIL I
UMA PEDAGOGIA DO COTIDIANO: CAMINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste encontro a proposta é refletir sobre o cotidiano na escola de educação infantil a partir dos conceitos de tempo, espaço, materialidades e relações, evidenciando a intencionalidade educativa da escola.
PALESTRANTE: PROFA. DRA. MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA
Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP), pós-doutora em Educação pela Universidade de VIC (Espanha), Especialista em Alfabetização e Problemas no Desenvolvimento Infantil. Mestra em Planejamento da Educação e graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
MEDIAÇÃO: Prof.ª Glaucia Aparecida Malfi Stopa
ABERTURA: Contação de história com a atriz Lindy Barbosa
LOCAL: TEATRO CECAPE•CEDIGI
Rua Tapajós, 300
2. EDUCAÇÃO INFANTIL II
ESCOLA PARA LER “GENTES”
É possível ensinar se não soubermos o idioma para “ler as pessoas”? Vamos pensar:
Nos desafios da organização escolar para a leitura das emoções das pessoas que atravessam as relações institucionais. Na construção de cultura acolhedora e humanizadora nas relações administrativas, organizacionais e pedagógicas e em como construir os contextos e pretextos que extrapolam os textos escolares, ler “gentes” como processo de aprendizagem.
PALESTRANTE: PROF. DR. DIEGO MOREIRA
Doutor e Mestre em Educação pela PUC SP, é formado no Magistério do CEFAM, com graduações em História e Pedagogia, especialista em Ciências Sociais pela FESPSP.
MEDIAÇÃO: Prof.ª Anete Fontebasso
ABERTURA : Contação de história com a atriz Selma Belém
LOCAL: ESPAÇO DA TELHAS
Av. Fernando Simonsen, 566
3. EDUCAÇÃO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INTEGRAL, MOVIMENTOS DE PARTILHA E CORRESPONSABILIDADES: TERRITÓRIOS EM AÇÃO
O Currículo Municipal de São Caetano do Sul assume a Educação Integral como princípio. A partir dessa assunção institucional, esta palestra tem como objetivo discutir os movimentos de partilha e corresponsabilidade na consecução de ações que promovam tal princípio no âmbito dos territórios. Nesse sentido, o trabalho conjunto e a integração são atividades indispensáveis para todos aqueles que estão diretamente envolvidos com uma escola que forma cidadãos para atuar na complexidade envolta no Século XXI e em todas as dimensões da atividade humana: intelectual, física, emocional, social e cultural. Como equipes de apoio, docentes e gestores podem se implicar? Quais atividades convergem? Quais corresponsabilidades? Algumas dessas perguntas serão respondidas ao longo da discussão que se propõe.
PALESTRANTE: PROF. DR. FELIPE COSTA
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Licenciado em Letras (UMC) e em Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Estudos da Linguagem (UMC) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP).
MEDIAÇÃO: Prof.ª Adriana Maria Putini Assi
ABERTURA: Grupo musical OsQuatro
LOCAL: TEATRO PAULO MACHADO DE CARVALHO
Al. Conde de Porto Alegre, 840
4. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
O ENSINO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO SÉCULO XXI: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Com ênfase nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, a mesa propõe refletir sobre Educação e Diversidade Étnico-racial na perspectiva da Educação Antirracista, seus desafios e possibilidades, tendo como ponto de partida as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação para as Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).
PALESTRANTE: PROFA. MA. CARLA DA SILVA FRANCISCO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Ética, Valores e Cidadania na escola, pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Torricelli.
PALESTRANTE: PROF. DR. LEON AJAKÁ
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB), do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS), e do IAMÁ - Processos Político-Sociais e Socioambientais. Colaborou em projetos de pesquisa realizados por pesquisadores estrangeiros das universidades de Chicago (E.U.A) e Lavall (Canadá). Tem experiência em políticas públicas de inclusão social com ênfase na promoção da igualdade racial.
PROFESSORAS CONVIDADAS:
Profa. Esp. Jacira Raimunda Capella
Especialista em Cultura AfroBrasileira. Graduada em História, Professora da rede municipal de São Caetano do Sul. Ativista dos direitos étnicos-raciais e da implementação nos currículos escolares da Lei 10639/03 e 11.645/08. Vice presidente do Conselho da Comunidade Negra de São Caetano do Sul (Conescs) Gestão 2024 e 2025 e Coordenadora da Comissão de Articulação Institucional do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do ABCDMRR Carolina Maria de Jesus.
Profa. Ma. Milene Valentir Ugliara e Coletivo Tear
Artista, arte educadora e formadora de professores. Doutoranda pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestrado em Arte Educação. Graduação em Educação Artística - Artes Cênicas e Visuais pela mesma universidade (UNESP) e Graduação em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Atua como professora de Arte na rede pública municipal de São Caetano do Sul, onde também atuou como formadora em Arte no CECAPE. Atuante no Coletivo Mapa Xilográfico e no Coletivo Bloco Fluvial do Peixe Seco. É membro do Coletivo Tear (professores de Arte de São Caetano do Sul) e do Grupo de pesquisa Arte e Formação de Professores (I.A. UNESP).
Coletivo Tear
Coletivo autônomo de arte educadores da rede municipal de São Caetano do Sul. Através dessa união o coletivo elaborou diversos dispositivos artísticos para pensarem suas práticas na educação e além dela, de forma decolonial, antirracista, coletiva, comunitária e territorializada. Um destes dispositivos é o Tearzine, um fanzine produzido de tempos em tempos e que já está na sua 4ª edição, criando um espaço de reflexão, diálogo, experiência estética e ação artístico educativa. O Tearzine conta com um núcleo organizador que são Milene Valentir, Aline Barros, Aline Gibin, Cíntia Bertini Leite, Lilian Minelli e Aretha Gasparini.
Título: Tearzine: arte, educação, coletividade e decolonialidade
MEDIAÇÃO: Prof.ª Lia Fernanda e David Augusto
ABERTURA: Apresentação musical com Gildo Fontolan e Jonas Nascimento
LOCAL: TEATRO SANTOS DUMONT
Av. Goiás, 1111
5. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
COMO MEU ALUNO APRENDE?
CONEXÕES CEREBRAIS E SOCIAIS QUE IMPACTAM A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM
...
PALESTRANTES: PROFª. ROBERTA BENTO E PROF.ª TAÍS BENTO
Educadoras e fundadoras do SOS Educação, ambas são especialistas na relação Família e Escola. São responsáveis pelo maior Instagram do Brasil voltado para Gestores de Escola, Professores e Famílias com filhos em idade escolar. Autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!”, e do livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós Pandemia", em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Como palestrantes, viajam o mundo ajudando escolas a melhorar a relação com as famílias. São responsáveis pela coluna Escola da Revista Pais & Filhos, pelo site SOS Educação, que faz parte do site do Jornal Estadão. Roberta e Taís são membros do Conselho Acadêmico de Educação da Universidade Simon Fraser de Vancouver, Canadá. Apresentam dois podcasts: SOS Gestor Escolar, para Gestores de Escola e PodEducar, voltado para famílias com filhos em idade escolar.
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM TUDO E EM TODO LUGAR
Jornada para desvendar como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o panorama educacional por meio dos Recursos Educacionais Digitais (REDs). Prepare-se para explorar estratégias inovadoras impulsionadas pela IA que personalizam a aprendizagem, elevam o engajamento dos alunos e transformam os REDs em ferramentas poderosas para o sucesso educacional.
PALESTRANTE: PROFª. JUCINEIA OLIVEIRA
Google for Education Certified Trainer, Certified Coach. Especialista em Educação para o Pensar PUC-SP/ Extensão para uma prática construtiva na aula PUC - Chile/ Extensão Formação docente baseada na prática para desenvolver habilidades do século XXI -PUC Chile / Curso de extensão Introdução ao DATA WISE: Um processo colaborativo para melhorar aprendizagem e ensino - HarvardX.
MEDIAÇÃO: Prof. Luiz Cruz
ABERTURA: Apresentação musical com Wagner Ortiz
LOCAL: AUDITÓRIO USCS BARCELONA
Av. Goiás, 3400
6. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O TRABALHO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
A palestra abordará o histórico e os marcos legais da educação inclusiva, o movimento das pessoas com deficiência no Brasil, e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, em âmbito nacional e municipal, com foco na atuação colaborativa dos profissionais da educação para a eliminação de barreiras.
PALESTRANTE: PROF. ME. LUIZ HENRIQUE CONCEIÇÃO
Possui graduação em Psicologia e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem larga experiência com formação de profissionais da educação e na assessoria educacional visando à construção de escolas e sistemas mais inclusivos.
MEDIAÇÃO: Prof.ª Ana Flávia Vieira Marcondes
ABERTURA: Apresentação musical com André Carvalho
LOCAL: AUDITÓRIO USCS CENTRO
Rua Santo Antônio, 50 - Centro
7. EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE
A EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A perda da integridade da biosfera é um tema urgente e atual, afetando a sobrevivência de todas as formas de vida. Entre as principais causas estão a contaminação da água e do solo, as mudanças climáticas globais, a introdução de espécies invasoras, a fragmentação de habitats, a monocultura e a urbanização. Diante desse cenário, o encontro tem como objetivo fomentar reflexões e discussões sobre o papel essencial da escola em ressignificar a importância do meio ambiente e da biodiversidade no desenvolvimento dos estudantes, despertando neles o sentimento de pertencimento à natureza e ao seu território. Isso contribuirá para a formação de indivíduos reflexivos e comprometidos com atitudes positivas em relação às questões ambientais, promovendo a sustentabilidade da vida e a implementação efetiva da Agenda 2030.
PALESTRANTE: PROFA. MA. MARTA ANGELA MARCONDES
Bióloga, Professora e Pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), coordenadora do Projeto IPH Índice de Poluentes Hídricos e do Laboratório de Análise Ambiental/USCS. Coordenadora do Projeto Expedições Mananciais, que tem por objetivo avaliar a qualidade de água de nascentes, rios, riachos e diversos corpos hídricos. Preceptora da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva - LAISC, que desenvolve ações de saúde e meio ambiente em localidades de grande vulnerabilidade ambiental e social.
PROFESSORA CONVIDADA:
Profa. Ma. Janaina Dutra Gonzalez
Interface entre Ciência Cidadã e o Ensino de Biodiversidade
Mestra em Ensino e Aprendizagem em Ciências pela Universidade Federal do ABC. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Microbiologia (Faculdades Oswaldo Cruz) e Docência do Ensino de Ciências (USP).
MEDIAÇÃO: Prof.ª Erika Lemos
ABERTURA: Apresentação musical com Moisés Araújo e Bernardo Teixeira
LOCAL: TEATRO FUNDAÇÃO DAS ARTES
Av. Visconde de Inhaúma, 730
8. LÚDICO E FORMAÇÃO MATEMÁTICA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO INDIVÍDUO
O histórico da aprendizagem matemática não é tão positivo no Brasil infelizmente. Nesse encontro, pretendemos discutir as potencialidades da aprendizagem em Matemática a partir de recursos lúdicos, principalmente com o uso de jogos, evidenciando as possibilidades de trabalho, quebrando a imagem negativa que a Matemática carrega. Além de experimentar algumas atividades práticas, vamos conhecer possibilidades de estímulo do desenvolvimento do pensamento matemático no cotidiano.
PALESTRANTE: PROF. ME. FERNANDO BARNABÉ
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Formador de professores, autor de materiais didáticos e paradidáticos. Integrou o Time de Autores de planos de aula da Associação Nova Escola, onde também integra o Time de Formadores
MEDIAÇÃO: Prof. Marcos Zanutto
ABERTURA: Apresentação musical com Décio Nogueira
LOCAL: AUDITÓRIO SENAI
Rua Boa Vista, 825 - Bairro Boa Vista