FORMAÇÃO EM EXPRESSÃO CORPORAL UMA LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
A formação vem proporcionar ao/à educador/ao à compreensão da importância do estudo coletivo para que juntos possamos elaborar um orientador curricular da linguagem, com trocas de boas práticas e o enriquecimento da imaginação e da criatividade.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/AS DAS OFICINAS DE EXPRESSÃO CORPORAL DAS ESCOLAS DE PERÍODO INTEGRAL E A QUEM INTERESSAR DOS ANOS INICIAIS.
28/04/2025 - das 18h15 às 20h15 - 2h presencial e 2h plataforma google sala de aula - total 4h - Parte I
26/05/2025 - das 18h30 às 20h30 - 2h presencial e 2h plataforma google sala de aula - total 4h - Parte II
23/06/2025 - das 18h30 às 20h30 - 2h presencial e 2h plataforma google sala de aula - total 4h - Parte III
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI / google sala de aula
Híbrido - 12 horas (6horas presenciais e 6 horas de atividades online)
FORMADORES:
Débora Banheti dos Santos - deborabanheti@scseduca.com.br
20 vagas
Este encontro tem como propósito retomar as características dos problemas do campo aditivo e multiplicativo, além de compartilhar sugestões de estratégias para resolução de problemas do campo aditivo e multiplicativo, inspirando os educadores para práticas contextualizadas e significativas para os estudantes.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
15/05/2025, DAS 19h ÀS 21h
Sala B • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Facilitadora da aprendizagem docente: Giane Florêncio - gianebrito@scseduca.com.br
Professora: Patrícia Cardoso - patriciabertolucci@scseduca.com.br
30 VAGAS
A TEMÁTICA PRETENDE EXPLORAR AS LUTAS COMO UM DOS CONTEÚDOS PRESENTES NO CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PROPORCIONANDO EM UM PRIMEIRO MOMENTO A COMPREENSÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA DAS LUTAS NO ESPAÇO ESCOLAR E COMO ESSA EXPERIÊNCIA PODE FAVORECER A FORMAÇÃO HUMANA. EM UMA SEGUNDA ETAPA, ORGANIZAR UM ROTEIRO DE VIVÊNCIAS EDUCATIVAS, A FIM DE AMPLIAR E SISTEMATIZAR AS LUTAS COMO PROPOSTA DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA ÚNICA - 17/05 DAS 8h ÀS 12h
EMEF LEANDRO KLEIN (RUA PRESTES MAIA, 100 - NOVA GERTI)
6 horas (4 horas presenciais e 2 horas de atividade online)
FORMADORES:
Marcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
Helder Medina - heldermedina@scseduca.com.br
30 VAGAS
Regras e Combinados
Formação para professores do componente Educação Socioemocional
TURMA A - 19/05 DAS 19h ÀS 21h - SALA A e B
TURMA B - 20/05 DAS 14h ÀS 16h - SALA 2
TURMA C - 22/05 DAS 9h ÀS 11h - SALA 1
2 horas ( presencial)
FORMADORES:
Silvana de Santis - silvanasantis@scseduca.com.br
Valéria Ugolini - valeriaugolini@scseduca.com.br
Vanessa Maria Vicente Umemura - vanessaumemura@scseduca.com.br
40 vagas
Essa proposta formativa visa compartilhar conhecimentos necessários para utilizar a Comunicação Aumentativa Alternativa como uma forma de eliminação da barreira comunicacional potencializando as relações de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação inclusiva.
Professoras e Professores da Rede Municipal (infantil ao Médio)
Dois encontros:
Primeiro encontro: 19 de maio na Sala Formação • CECAPE•CEDIGI
Segundo encontro: 26 de maio na Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
19h às 21h
6 horas (4 presencial e 2 complementar)
FORMADORES:
Ana Lucia Albernás Carlovich (anacarlovich@scseduca.com.br)
Juliana Salim Guirão (julianaguirao@scseduca.com.br)
Patrícia Pires Datt (patriciapires@scseduca.com.br)
Patricia Aparecida David (patriciadavid@scseduca.com.br)
30 vagas
Nesse encontro a pesquisadora e professora de arte da rede, Aline Barros de Camargo (Lica), trará sua pesquisa de mestrado que teve como tema de estudo a experiência na escrita coletiva do Currículo municipal cartográfico em Arte, no município de São Caetano do Sul, entre os anos de 2017 e 2019.
Essa escrita, que nasceu a partir do desejo de revisitar os documentos do município com a chegada da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), transformou-se em um veículo de transformação coletiva para os arte-educadores do município e na prática singular da docência da pesquisadora. Dessa maneira, nesse encontro serão abordadas as alegrias e padecimentos desse processo e como, à revelia e pelas frestas da BNCC, conseguiram fazer um movimento coletivo e escrever um currículo que se tornou, mais do que um documento, um lugar de pertencimento e criação para os arte-educadores do município.
Formação para professores/as dos componentes de Arte, Educação Infantil, Ensino fundamental anos iniciais e finais e Ensino Médio
28/05 DAS 19h ÁS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI
8 horas (2 horas presenciais e 6 horas online)
FORMADORES:
Cíntia da Silva Bertini Leite - cintialeite@scseduca.com.br
Aline Barros de Camargo - alinecamargo@scseduca.com.br
40 Vagas
A presente oficina tem como foco central a divulgação e promoção da Ciência Cidadã a partir da observação das aves, inclusive em ambientes bastante antropizados, como as cidades, e de que forma tais inserções - tanto da Ciência Cidadã quanto da observação de aves - podem ser ferramentas preciosas e enriquecedoras no processo de aprendizagem.
Docentes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
22/05 (quinta-feira) das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erika Romanholo Silva Lemos
30 VAGAS
Promover a formação continuada dos professores por meio da leitura, incentivando o desenvolvimento de práticas reflexivas, a ampliação do repertório e a construção de um espaço de diálogo e partilha de experiências literárias.
Formação para professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio
Das 19h às 21h
22/05 - Lenço de cetim da mamãe e O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie
26/06 - Diários
21/08 - Macabéia: Flor de Mulungu, de Conceição Evaristo
25/09 - O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy
23/10 - Livro imagem/ilustrado
Sala A • CECAPE•CEDIGI
Carga horária total de 20 horas
5 encontros de 2 horas + atividade complementar
Encontros com certificação independente
Nenhuma leitura é obrigatória, é possível participar dos encontros, mesmo que não tenha lido o livro.
FORMADORES:
Ana Paula Auletta - ana.auletta@scseduca.com.br
Isabel Cristina Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
20 vagas
Nesta formação, serão abordadas as características dos textos jornalísticos notícia e reportagem e, também, as possibilidades de exploração desses gêneros textuais na sala de aula, principalmente, no trabalho com projetos.
Formação para professores dos Anos Iniciais - 4º e 5º ano
26/05/2025, 18h50 às 20h50
Sala B • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Loureiro Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
Evelin Cristina Trevisan - evelintrevisan@scseduca.com.br
30 vagas
A dança é uma estratégia de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social dos estudantes, promovendo a expressão corporal, a consciência do corpo no espaço e a interação com o mundo. Ela pode ser usada em todos os ciclos e em diferentes componentes curriculares, para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Este encontro formativo pretende explorar o tema em três momentos:
- Primeiro momento: a compreensão da dança no espaço escolar, e como essa experiência pode favorecer a formação humana.
- Segundo momento: os/as participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas que acrescentem e colaborem na elaboração de suas aulas.
- Terceiro momento (atividade complementar - sala google): será a organização de um roteiro de vivências educativas, a fim de ampliar e sistematizar a dança como plano de ensino nas aulas do componente curricular.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO
TURMA ÚNICA - 31/05/2025 DAS 8h às 12h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
6 horas (4 horas presenciais e 2 horas atividade complementar - online)
FORMADORES:
Débora Banheti dos Santos - deborabanheti@scseduca.com.br
Marcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
30 VAGAS
Este encontro tem como objetivo principal contribuir para que os coordenadores pedagógicos ingressantes compreendam a importância de planejar uma rotina intencional de trabalho, e elaborem formas de organizar melhor suas atribuições e afazeres.
Formação para coordenadores pedagógicos iniciantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Complementares.
05/06 das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Loureiro Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
30 vagas
A proposta oferece um espaço formativo, sensível e acolhedor, voltado aos profissionais da educação, que integra roda de conversa e oficinas vivenciais como instrumentos de escuta, expressão e cuidado. Utilizando contos como fio condutor — histórias que tocam, curam e inspiram — os encontros convidam à partilha de experiências e ao diálogo profundo sobre os sentidos da prática pedagógica.
Mais do que refletir sobre o fazer educacional, a proposta convida à reconexão com a própria história de vida, ampliando a consciência de si e a qualidade da presença nas relações. Trata-se de um percurso de escuta, autodescoberta e reconexão consigo mesmo, fortalecendo o educador em sua dimensão humana, inspirando práticas mais empáticas, compassivas com sua própria humanidade e transformadoras no ambiente escolar.
Formação para Profissionais da Educação
Ciclo 1 - Introdução: 04 encontros - quinta-feira
Primeiro - 12/06 das 18h30 às 20h30
Segundo - 26/06 das 18h30 às 20h30
Terceiro - 03/07 das 18h30 às 20h30
Quarto - 10/07 das 18h30 às 20h30
Ciclo 2 - Aprofundamento: 04 encontros - quinta-feira
Quinto - 07/08 das 18h30 às 20h30
Sexto - 14/08 das 18h30 às 20h30
Sétimo - 21/08 das 18h30 às 20h30
Oitavo - 28/08 das 18h30 às 20h30
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
24 horas (16 horas presenciais e 08 de atividades complementares)
FORMADORES:
Adriana Gomes da Fonseca - adrianagomes@scseduca.com.br
30 Vagas
Este curso proporcionará aos participantes uma compreensão abrangente das teorias e práticas relacionadas ao estímulo da concentração, memória, criatividade, autoestima, socialização e afetividade, bem como a oportunidade de explorar jogos matemáticos como ferramenta pedagógica eficaz. Contribuirá para o permanente repensar nas possibilidades didáticas, vivenciando jogos matemáticos que permitam que os estudantes pratiquem os conteúdos de forma interativa, através do compartilhamento de práticas.
Formação para professores de matemática Ensino Fundamental Anos Finais
Primeiro encontro 01/04
Segundo encontro 06/05
Terceiro encontro 03/06
Quarto encontro 01/07
Sala A • CECAPE•CEDIGI
20 horas (8 horas presenciais e 12 horas de atividades complementares)
FORMADORES:
Aline do Espírito Santo - alinesanto@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
Pensando a História como componente curricular essencial para a formação social, o curso trará abordagens a partir do prisma da História Local como recurso na aprendizagem histórica. O curso possibilita a formação de professoras e professores polivalentes e espcialistas do componente curricular e Humanidades para a ensinagem histórica sob a perspectiva de outras epistemologias. O objetivo é ampliar os conhecimentos epistemológicos não eurocêntricos, comunicar mudanças de paradigmas e novas abordagens historiográficas, contribuir para o aumento de repertório no processo de ensino e aprendizagem e construir atitude historiadora.
Formação para professores/as de Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais; Ensino Médio
3/4 - 19h às 21h
8/5 - 19h às 21h
5/6 - 19h às 21h
3/7 - 19h às 21h
14/8 - 19h às 21h
11/9 - 19h às 21h
9/10 - 19h às 21h
Sala B • CECAPE•CEDIGI
42h (14h presencial e 28h atividade complementar)
FORMADORES:
Lia Fernanda da Silva
30 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
Convidamos toda a equipe gestora para participar de estudos aprofundados sobre temas relevantes à gestão escolar.
Formação para gestores e coordenadores das unidades escolares.
1 turma- presencial -uma quinta por mês das 17h às 21h. início 10/04
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
6 módulos de 4 horas mais 2 de atividades complementares- totalizando 36h
FORMADORES:
Formadores do Sesi -
50 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
Trata-se de um espaço de estudo das ideias que vinculam educação, afeto e direito para olhar criticamente as práticas escolares de modo a identificar e compreender como estes elementos são tecidos na experiência educacional escolar.
Objetivos.
Espera-se conhecer as reflexões que pensam junto educação e afeto e que reconhecem que se constituem em direito humano; espera-se compreender o fundo antropológico e ético da reflexão e de suas implicações para o “reconhecimento” naquela perspectiva que trata do tema no sentido de autorrealização do sujeito, de constituição da sua identidade, e naquele sentido que compreende o reconhecimento na intersubjetividade da vida e na busca por modos de existir coletivamente marcados pela solidariedade e, por fim, espera-se cotejar tais ideias com as práticas educacionais para inspirar ações que cultivem ou ampliem a relação educação-afeto-direito e colaborem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Informações gerais.
A atividade formativa se organizará com encontros presenciais e atividades complementares. Ao se debruçar sobre a experiência educacional escolar, a formação se constituirá num lugar de fazer o trânsito entre as ideias e as vivências, entre a teoria e a prática.
Pré-requisitos.
O docente precisa ter interesse e disponibilidade para a realização de leituras de textos acadêmicos, bem como, para realizar a leitura da sua realidade de atuação profissional para compreender e problematizar a relações educacionais e afetivas dentro da educação escolar.
Docentes da rede pública municipal de São Caetano do Sul.
Turma A - 28/04; 19/05; 02/06; 16/06 e 07/07 das 19h às 21h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
20 horas (10 horas presenciais e 10 de atividades complementares)
FORMADORES:
Wesley Adriano Martins Dourado - wesleydourado@scseduca.com.br
40 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
Apresenta o Desenho Universal para Aprendizagem, como base para a elaboração de um planejamento e uma prática de ensino mais acessível, equitativa e portanto inclusiva. Dialoga sobre o princípio de uma educação integral e inclusiva no Ensino Médio problematizando a monocultura escolar.
Objetivos Geral
Construir coletivamente um processo dialógico e reflexivo sobre práticas de ensino inclusivas com adolescentes e jovens e propondo caminhos mais universais que apoiem os docentes neste processo.
O encontro presencial é lugar de apresentação dos conceitos referentes ao DUA, como ele se relaciona com uma educação integral e inclusiva e como ele tem colaborado para ressignificar as práticas educacionais escolares.
A intencionalidade é oportunizar aos docentes uma reflexão crítica que nos impulsione para práticas de ensino mais inclusivas, considerando:
A. Os desafios da educação inclusiva no Ensino Médio;
B. Currículo acessível, equidade e as práticas de ensino;
C. Dispositivos didáticos e materiais pedagógicos acessíveis
Docentes do Ensino Médio da rede municipal de São Caetano do Sul.
Turma A -
Primeiro encontro: 10/05, das 8h às 12h.
Segundo encontro: 17/05, das 8h às 12h.
Terceiro encontro: 31/05, das 8h às 12h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI / Sala 2 • CECAPE•CEDIGI / Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI / Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
20 (12 horas presenciais e 8 horas de atividades complementares)
FORMADORES:
Patricia Aparecida David - patriciadavid@scseduca.com.br
David Augusto Santos - davidsantos@scseduca.com.br
Wesley Adriano Martins Dourado - wesleydourado@scseduca.com.br
35 Vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
O QUE A CRIANÇA JÁ SABE? COMPREENDENDO OS SABERES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO
Que pistas as escritas das crianças nos dão sobre o que já sabem e sobre o que ainda precisam aprender sobre o sistema de escrita alfabético?
Nesta formação, vamos juntos refletir sobre como identificar os saberes das crianças em relação ao sistema de escrita alfabético, a partir dos estudos da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
12/05 DAS 19h ÀS 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas
FORMADORES:
Fabiana Silva Soares Vieira - fabianavieira@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!