Proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade.
Repensar os processos educativos a partir dos fundamentos do Currículo Municipal.
Existem alguns sentidos que moram dentro da palavra “mundo”. Costumeiramente a palavra vinculada à Terra, lugar onde os humanos habitam. Entretanto, a palavra também tem o significado de Criação. Se a natureza que aí está, não é obra das mãos humanas, o modo como nos relacionamos com ela e o sentido que a ela damos faz surgir mundos. Esta oficina se debruça para os diferentes sentidos ou modos de dizer “mundo”, em particular, da Filosofia, da Geografia, da História e da Matemática. São linguagens diferentes oferecendo sentidos sobre o mundo, indicando como os humanos criam mundos ao viver e contemplar o mundo e ao construir modos de ser e viver com os outros humanos. Estes diferentes olhares sobre o mundo, permitirão ver, também, como em relação com ele, nós nos criamos humanos.
Professores da educação básica (infantil, fundamental e médio)
1º ENCONTRO - 25/08 DAS 19h ÀS 21h
2º ENCONTRO - 01/09 DAS 19h ÀS 21h
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Angela Gonçalves - angelaconcalves@scseduca.com.br
Lia Fernanda da Silva - liasilva@scseduca.com.br
David Augusto Santos - davidsantos@scseduca.com.br
30
O encontro tem como objetivo promover a vivência da linguagem teatral como forma de expressão, comunicação e escuta sensível no contexto da Educação Infantil. Por meio da experimentação de jogos teatrais, gestos, movimentos e narrativas corporais, as participantes serão convidadas a explorar a teatralidade presente no cotidiano das crianças e refletir sobre o potencial do corpo como linguagem.
Orientações para participação:
Cada participante deve vir com roupas de cores neutras, sem nenhuma estampa. Preferencialmente nas cores branca, cinza ou preta.
- Trazer uma meia-calça preta, que será utilizada para neutralizar as cabeças/cabelos.
- Materiais diversos de vestuário, como: lenços, xales, cangas, lençóis, chapéus, perucas, saias, sobretudos, gravatas, ternos, sapatos, entre outros. Qualquer elemento que permita brincar de criar novas identidades será bem-vindo.
Professores da rede
TURMA A - 26/08 das 18h às 20h30 - 2h30 no formato presencial - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
TURMA B - 27/08 das 18h às 20h30 - 2h30 no formato presencial - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
FORMADORES:
Karine Cassalho
Marcela Aline Acosta Viana
30 vagas
Esta formação convida a um olhar atento e intencional sobre os processos de aprendizagem de bebês e crianças, por meio da documentação pedagógica com foco na linguagem fotográfica. Ao registrar espaços, interações e contextos, valorizamos as expressões, descobertas e relações das crianças com o ambiente — entendido como terceiro educador. A proposta integra teoria e prática com vivências e inspirações visuais, incentivando a escuta sensível e o uso da fotografia como ferramenta de reflexão, memória e sentido educativo. Uma oportunidade para ampliar o olhar e fortalecer a intencionalidade pedagógica.
Professores da Rede
1º ENCONTRO - 26/08 - 18h ÀS 20h
2º ENCONTRO - 28/08 - 18h ÀS 20h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
04 horas presenciais
Informações Complementares: Para os nossos encontros será necessário o uso da câmera do celular.
FORMADORES:
Anete Fontebasso - anetefontebasso@scseduca.com.br
Maria Madalena Candida J. da Silva - mariacandida@scseduca.com.br
35 VAGAS
Formação na Educação das Relações Étnico Raciais, elencando três temáticas no intuito de oferecer subsídios, repertório e aprofundamento para o educador construir possibilidades de atuação em seu cotidiano escolar. Os temas serão:
1- Teatro e Literatura: leituras, narrações, cenas e seus desdobramentos (encontro 1)
2- Artes visuais: representações, estereótipos e apagamentos (encontro 2)
3 - Ludicidade: Jogos e brincadeiras afro brasileiras e indígenas (encontro 3)
Em todos os dias haverá o enfoque nas questões afro brasileiras e indígenas, tratando de suas aproximações, diferenças e especificidades.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE TODOS OS SEGMENTOS
1º ENCONTRO - 28/08 das 19h às 21h - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 04/09 das 19h às 21h - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
3º ENCONTRO - 18/09 das 19h às 21h - SALAS A e B • CECAPE•CEDIGI
6 horas presenciais e 4 horas de atividades online
FORMADORES:
Milene Valentir Ugliara - milenevalentir@scseduca.com.br
Thuany Nogueira - thuanynogueira@scseduca.com.br
Lia Fernanda da Silva - liasilva@scseduca.com.br
30 vagas
Esse curso propõe uma reflexão sobre a curadoria de livros no contexto escolar, destacando sua importância no desenvolvimento da leitura em diferentes áreas do conhecimento. A partir de critérios de seleção, os participantes serão convidados a vivenciar práticas de escolha de livros com narrativas que literalmente contam, explorando conexões entre literatura e o ensino de matemática.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
1º ENCONTRO - 28/08 das 19h às 21h - Salas A e B
2º ENCONTRO - 11/09 das 19h às 21h - Salas A e B
8h (4h presenciais e 4h para atividades online)
FORMADORES:
Aline do Espírito Santo - alinesanto@scseduca.com.br
Ana Paula Auletta - ana.auleta@scseduca.com.br
Débora Erbert dos Santos - deborasantos@scseduca.com.br
30
Esta formação tem como objetivo apresentar os fundamentos sobre metodologias ativas e algumas práticas, contextualizando-as no cenário educacional, valorizando o potencial dessas práticas para promover o engajamento dos estudantes e seu protagonismo diante do desenvolvimento pedagógico.
Estes encontros visam proporcionar experiências de algumas metodologias ativas, possibilitando aos educadores a reflexão, o diálogo e a conexão com um aprendizado significativo e centrado no estudante.
Este curso contará com um primeiro momento, no qual o cursista terá acesso a um texto introdutório e um vídeo elucidativo sobre as ideias gerais do tema, dando início a sua imersão no ensino inspirador das Metodologias Ativas.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS
1º ENCONTRO - 28/08/2025, DAS 19h às 21h - Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 11/09/2025, DAS 19h às 21h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
TOTAL DE 3 HORAS (2 horas presenciais e 1 hora remota para leitura de texto antecipado ao encontro presencial)
FORMADORES:
Patrícia Cardoso - patriciabertolucci@scseduca.com.br
Giane Florêncio - gianebrito@scseduca.com.br
30 VAGAS
Reflexão e aprofundamento sobre o uso de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para a acessibilidade curricular na educação inclusiva. Serão abordados os desafios e as possibilidades na construção de práticas lúdicas que eliminem barreiras e garantam experiências significativas e acessíveis a todos os estudantes. A formação busca fortalecer o papel docente como mediador da aprendizagem, promovendo práticas que respeitem a diversidade, assegurem o direito de aprender e favoreçam a participação plena no ambiente escolar.
Professores educação infantil e anos iniciais do fund I
01/09 - das 19h às 21h
08/09 - das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
4 horas
FORMADORES:
Bianca Egídio Roldão Gonçalves - biancagoncalves@scseduca.com.br
Valeria Iamundo Munhoz - valeriamunhoz@scseduca.com.br
Márcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
35 vagas
Promover a sensibilização, o estudo e a experimentação sobre o uso da areia como elemento estético, sensorial e pedagógico nas práticas com crianças pequenas, valorizando as linguagens do efêmero e o potencial expressivo da natureza nos contextos da Educação Infantil.
Formação para professores da Educação Infantil, Coordenadores, Diretoras, Assistentes de direção e Auxiliares de Primeira Infância
1º ENCONTRO - 03/09/2025 18h às 20h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 10/09/2025 18h às 20h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
CARGA HORÁRIA: 4 horas
FORMADORES:
Argentina dos Santos - argentinasantos@scseduca.com.br
Thainá Esteves Tesotto - thainatesotto@scseduca.com.br
35 vagas
Este minicurso propõe uma reflexão sobre as potencialidades do ambiente de aprendizagem ao ar livre, especialmente a partir de experiências desenvolvidas em espaços como o jardim da escola. A partir da apresentação de projetos pedagógicos realizados nesse contexto, serão exploradas possibilidades de integração curricular com foco nas múltiplas linguagens.
O objetivo é inspirar práticas pedagógicas interdisciplinares, valorizando o contato com a natureza como um potente recurso educativo e ampliando o olhar dos(as) professores(as) para o uso criativo e formativo desses espaços. Os encontros visam fortalecer o diálogo entre as áreas do conhecimento e promover a escuta, a experimentação e o protagonismo dos(as) estudantes no processo de aprendizagem.
Formação para professores do Ensino Fundamental.
1º ENCONTRO - 04/09 das 19h ÀS 21h
2º ENCONTRO - 15/09 das 19h ÀS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI / Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
4 horas
FORMADORES:
Cintia da Silva Bertini Leite - cinitaleite@scseduca.com.br
Erika Romanholo Silva Lemos - erikalemos@scseduca.com.br
Fabiana Silva Soares Vieira - fabianavieira@scseduca.com.br
Professoras convidadas
Cristiane Janaina de Oliveira Benini - cristianebenini@scseduca.com.br
Janaina Dutra Gonzalez - janainagonzalez@scseduca.com.br
Vagas: 30
A proposta deste minicurso é apresentar a potencialidade das mídias eletrônicas e digitais, em especial o rádio, a TV e o podcast, para inspirar práticas pedagógicas que envolvam as multimodalidades textuais e a oralidade.
Por meio do viés jornalístico, o objetivo é apresentar diversos tipos de textos e a oralidade como instrumentos importantes de comunicação e, para isso, contaremos com a participação de jornalistas que atuam em rádio e TV, com informações sobre o trânsito e a previsão do tempo.
Também serão apresentados projetos de podcast já desenvolvidos na rede, enfocando a riqueza do uso deste recurso para envolver toda a comunidade na rotina e nas atividades escolares.
Objetiva-se, assim, contribuir com o levantamento de ideias para atuações diferenciadas pelos professores e, que, com certeza, atenderão a muitos objetivos de aprendizagem contidos no nosso Currículo Municipal.
Formação para todos os professores interessados no assunto
1º ENCONTRO - 08/09/2025 (segunda-feira) - das 19h às 21h - Sala A e B • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 11/09/2025 (quinta-feira) - das 19h às 21h - Saguão e Teatro • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
Evelin Trevisan - evelintrevisan@scseduca.com.br
Isabel Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
30 vagas
Este curso propõe reflexões sobre o papel da empatia, da afetividade e da memória na construção de relações interpessoais mais saudáveis, tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana. Ao integrar práticas reflexivas ao embasamento teórico, os participantes poderão vivenciar momentos de reflexão e ressignificação, a partir do resgate de memórias e da experimentação de vivências que valorizam o uso de múltiplas linguagens como estratégias promotoras de diálogo e do desenvolvimento de ambientes mais respeitosos e colaborativos.
O curso acontecerá em dois encontros (08/09 e 15/09).
No primeiro encontro (dia 08/09) o cursista deverá trazer fones de ouvido (compatível com o seu aparelho celular), se possível.
Formação para Professores e Equipe Gestora
1º ENCONTRO - 08/09 das 19h às 21h
2º ENCONTRO - 15/09 das 19h às 21h
Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
4 horas ( 4 horas presenciais)
FORMADORES:
Elaine Cristina F. Micheletti - elainemicheletti@scseduca.com.br
Liliam Fernandes Córnea - liliamcornea@scseduca.com.br
Silvana de Santis - silvanasantis@scseduca.com.br
Valéria Ugolini - valeriaugolini@scseduca.com.br
Vanessa Maria Vicente Umemura - vanessaumemura@scseduca.com.br
40 vagas
Reflexões sobre os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como caminho para a construção de práticas pedagógicas acessíveis que reconheçam e valorizem a diversidade. Fundamentos teóricos do DUA, suas diretrizes e implicações no planejamento e na organização das atividades educacionais de modo a promover uma educação inclusiva, integral e equitativa para todos e cada um dos estudantes. Relatos de experiências do DUA no cotidiano escolar.
Professores da educação básica
09 de setembro das 19h às 21h - SALA 1 • CECAPE•CEDIGI
16 de setembro das 19h às 21h - ESPAÇO FORMAÇÃO • CECAPE•CEDIGI
19 de setembro das 19h às 21h - SALA 1 • CECAPE•CEDIGI
6 horas
FORMADORES:
Patrícia Aparecida David
Simone Borges da Silva Camargo
Iara Lúcia Peon Martins
Evelyn Rosana Furtuoso da Silva
35 vagas
A América Latina é um caldeirão de culturas, ricas em expressões corporais, que se manifestam através da dança, dos jogos e das brincadeiras. Essas manifestações não são apenas formas de entretenimento, mas veículos de transmissão de valores, histórias, identidades e rituais sociais. A proposta deste minicurso busca explorar a diversidade e a riqueza dessas práticas corporais, promovendo o reconhecimento, a valorização e a vivência de elementos culturais latino-americanos. Ao mergulhar nesse universo, os participantes terão a oportunidade de expandir seus repertórios corporais, culturais, sensoriais e pedagógicos, compreendendo a importância dessas manifestações para a formação humana e para a construção de identidades coletivas.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO.
20/09 DAS 08h ÀS 12h
Átrio • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Débora Banheti - deborabanheti@scseduca.com.br
Marcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
30 VAGAS
Proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade.
Repensar os processos educativos a partir dos fundamentos do Currículo Municipal.
ATENÇÃO: NÃO HÁ INSCRIÇÃO PRÉVIA. PARTICIPAÇÃO DIRETAMENTE PELOS LINKS DE CADA ENCONTRO NA DATA E HORÁRIOS INDICADOS.
Nesta palestra, vamos refletir sobre como a linguagem matemática pode emergir das experiências reais e significativas das crianças na Educação Infantil. A partir de uma abordagem participativa e do olhar para as múltiplas linguagens, vamos discutir como planejar propostas que envolvam a matemática que surge no cotidiano sem perder de vista o brincar, o corpo, o espaço e a escuta.
O que você verá nesta palestra:
O que é linguagem matemática na Educação Infantil?
Como a matemática pode estar presente nas múltiplas linguagens?
Quais experiências e contextos favorecem o pensamento matemático?
APRESENTAÇÃO: MARILDA CAPITULINA COSTA SALGADO
MEDIAÇÃO: ARGENTINA DOS SANTOS
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ALESSANDRA SOARES
Pedagoga, professora, formadora de professores, gestora e pesquisadora das infâncias, com mais de 20 anos atuando na Educação Infantil.
Arte-Educadora. Fundadora e formadora da Assessoria e Formação de professores Protagonize. Criadora do ig @protagonizee.
AÇÃO CONCLUÍDA
A palestra aborda os fundamentos e desdobramentos da Pedagogia dos Multiletramentos, destacando sua relevância para os diferentes níveis da educação básica. Serão explorados conceitos centrais como: diversidade cultural, linguística e multimodalidade; além de estratégias pedagógicas para promover práticas inclusivas, engajadoras e alinhadas às demandas do mundo contemporâneo.
APRESENTAÇÃO: CARINA DO ESPÍRITO SANTO
MEDIAÇÃO: FABIANA SILVA SOARES VIEIRA
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ANA SILVIA MOÇO APARÍCIO
Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua materna, didática de línguas, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).
AÇÃO CONCLUÍDA
A proposta é apresentar algumas reflexões em torno da ideia de multiletramento estético a fim de construir coletivamente caminhos para mobilizar competências e habilidades na prática pedagógica por meio das diversas linguagens, dos suportes e das expressões culturais. Ao longo da discussão, abordaremos a origem do conceito de multiletramento, a questão da semiótica das imagens e a estética como meio de percepção, leitura e fruição nas diferentes áreas do conhecimento.
APRESENTAÇÃO: PRISCILA LEONE COLLI
MEDIAÇÃO: ANA PAULA AULETTA
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ERIVONEIDE BARROS
Doutora em Teoria e História Literária (IEL-UNICAMP) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial A. M Górki, em Moscou. Mestra em Letras, na área de Literatura e Cultura russa (FFLCH-USP). Especializada em Psicopedagogia Clínica e Licenciada em Letras. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na área de russo do Departamento de Letras Orientais (FFLCH-USP-FAPESP) sob supervisão do Prof. Dr. Bruno Barretto Gomide. Seus principais temas de pesquisa são semiótica russa, estudos interartes, estudos comparados, teoria da imagem e relações entre cinema e literatura.
AÇÃO CONCLUÍDA
A palestra visa considerar a educação inclusiva como princípio ético comprometido com processo educacional aberto que prima pela garantia das condições de acessibilidade, equidade e êxito acadêmico de todos os estudantes. Aborda o desenvolvimento da docência na perspectiva inclusiva, apresentando dispositivos didáticos multimodais e abertos à influência dos aprendizes, como o desenho universal para aprendizagem e a Pedagogia das Estações.
APRESENTAÇÃO: MAIBERTE BROGLIATO
MEDIAÇÃO: DAVID AUGUSTO
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ELIZABETH CRISTINA COSTA RENDER
Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva.
AÇÃO CONCLUÍDA