ENCONTRO FORMATIVO - JOGOS COOPERATIVOS
PROFESSORES - EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
TURMA A - 17/11 DAS 19h ÀS 21h - Sala 1
TURMA B - 18/11 DAS 14h ÀS 16h- Sala 2
TURMA C - 27/11 DAS 9h ÀS 11h- Sala 2
2 horas presenciais
FORMADORES:
Silvana de Santis - silvanasantis@scseduca.com.br
Valéria Ugolini - valeriaugolini@scseduca.com.br
Vanessa Umemura - vanessaumemura@scseduca.com.br
40 vagas
Compreender a elaboração e implementação do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PLAEE) a partir de um processo colaborativo, construído com a participação dos profissionais da educação, considerando a eliminação de barreiras, a partir de seus fundamentos, etapas e práticas pedagógicas que assegurem o direito à educação e o acesso ao currículo.
Formação para professores
Turma A - 26/11 Das 8h às 11h30
Turma B - 26/11 Das 13h30 às 17h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
3h30 (presenciais)
FORMADORES:
Valeria I. Munhoz - valeriamunhoz@scseduca.com.br
Bianca Gonçalves - biancagoncalves@scseduca.com.br
Simone Borges - simonecamargo@scseduca.com.br
20 vagas
Vivência de percurso histórico na cidade evidenciando outras narrativas do território que remetem às presenças afro e indígenas, bem como os fluxos migratórios da população advindos, principalmente, da região nordeste, bem como do Estado de Minas Gerais.
Pretende-se fazer um roteiro reflexivo, de encontro com o passado e o presente, as transformações locais, permanência e rupturas, assim como as disputas de narrativas que compõem a memória coletiva.
O roteiro não será realizado de forma cronológica, mas terá foco nos vestígios históricos que cada territorialidade apresenta.
Roteiro
Saída Cecape - 8h
Av. Goiás - Casas da antiga Railway
Candelária
Forno da Cerâmica
Bosque do Povo
Bairro Fundação
Retorno: Ceacape - 12h
*Importante: Para a realização dessa atividade recomenda-se que venha com roupa confortável, traga água, protetor solar e um lanche.
Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
29/11/2025 - das 8h às 12h
Saída no CECAPE e retorno no CECAPE
4 horas (presencial)
FORMADORES:
milenevalentir@scseduca.com.br;
liasilva@scseduca.com.br;
thuanynogueira@scseduca.com.br
30 vagas
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
A atividade é um passeio histórico e pedagógico
Nesta formação propõe-se uma visita à Bienal das Artes para uma apreciação às obras e diálogo mediado pelas formadoras proponentes no intuito de relacionar os campos da História e das Artes permeado pela abordagem conceitual das relações etnico raciais, promovendo a possibilidade de um percurso decolonial.
A 36ª Bienal de São Paulo propõe um diálogo sobre a humanidade a partir do conceito de "Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática". Inspirada em Conceição Evaristo e na metáfora do estuário, a edição busca refletir sobre temas como desigualdade, colonialidade, cuidado, e a ideia da mudança como uma condição permanente, explorando a criatividade que surge mesmo em condições adversas.
Formação para professores da Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio
Data: 06/12/2025
Horário: 8h30 - 13h
Pavilhão Ciccillo Matarazzo Parque Ibirapuera · Portão 3 · São Paulo, SP (entrada gratuita)
4 horas
Informações Complementares:
A Secretaria de Educação de São Caetano do Sul oferece transporte para o evento.
Para a realização dessa atividade recomenda-se que venha com roupa confortável, traga água, e um lanche.
FORMADORES:
Cíntia Bertini Leite - cintialeite@scseduca.com.br
Lia Fernanda - liasilva@scseduca.com.br
Milene Valentir - milenevalentir@scseduca.com.br
Thuany Nogueira - thuanynogueira@scseduca.com.br
20 vagas
O encontro aborda os diversos elementos do letramento racial, promovendo reflexões a partir de obras literárias, produções audiovisuais, jogos, brincadeiras, ludicidade e o corpo em movimento. Visa fomentar conhecimentos e práticas para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar e para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa.
O encontro formativo propõe uma reflexão sobre a importância do papel da Auxiliar da Primeira Infância no contexto da educação inclusiva. Aborda os desafios e as possibilidades na atuação junto às crianças, considerando as especificidades do desenvolvimento infantil, a eliminação de barreiras e a construção de experiências acolhedoras, colaborativas e inclusivas. Busca fortalecer o papel das auxiliares como agentes fundamentais na promoção de uma educação que respeite a diversidade, assegurando o direito à aprendizagem, ao educar e cuidar garantindo a participação de todas as crianças.
Formação para Auxiliar de Primeira Infância
Manhã das: 8h às 12h
Tarde das: 13h às 17h
16/07 - TURMA A - MANHÃ - 100 VAGAS
16/07 - TURMA A - TARDE - 100 VAGAS
17/07 - TURMA B - MANHÃ - 110 VAGAS
17/07 - TURMA B - TARDE - 110 VAGAS
23/07 - TURMA C - MANHÃ - 100 VAGAS
23/07 - TURMA C - TARDE - 100 VAGAS
24/07 - TURMA D - MANHÃ - 110 VAGAS
24/07 - TURMA D - TARDE - 110 VAGAS
Carga horária total de 4 horas por turma, sendo:
1 encontro de 2 horas: Letramento Racial + 1 encontro de 2 horas: A importância do Papel da API no contexto da educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades
FORMADORES:
Thuane - thuanynogueira@scseduca.com.br
Milene - milenevalentir@scseduca.com.br
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Trata-se de um espaço de estudo das ideias que vinculam educação, afeto e direito para olhar criticamente as práticas escolares de modo a identificar e compreender como estes elementos são tecidos na experiência educacional escolar.
Objetivos.
Espera-se conhecer as reflexões que pensam junto educação e afeto e que reconhecem que se constituem em direito humano; espera-se compreender o fundo antropológico e ético da reflexão e de suas implicações para o “reconhecimento” naquela perspectiva que trata do tema no sentido de autorrealização do sujeito, de constituição da sua identidade, e naquele sentido que compreende o reconhecimento na intersubjetividade da vida e na busca por modos de existir coletivamente marcados pela solidariedade e, por fim, espera-se cotejar tais ideias com as práticas educacionais para inspirar ações que cultivem ou ampliem a relação educação-afeto-direito e colaborem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Informações gerais.
A atividade formativa se organizará com encontros presenciais e atividades complementares. Ao se debruçar sobre a experiência educacional escolar, a formação se constituirá num lugar de fazer o trânsito entre as ideias e as vivências, entre a teoria e a prática.
Pré-requisitos.
O docente precisa ter interesse e disponibilidade para a realização de leituras de textos acadêmicos, bem como, para realizar a leitura da sua realidade de atuação profissional para compreender e problematizar a relações educacionais e afetivas dentro da educação escolar.
Docentes da rede pública municipal de São Caetano do Sul.
Turma A - 28/04; 19/05; 02/06; 16/06 e 07/07 das 19h às 21h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
20 horas (10 horas presenciais e 10 de atividades complementares)
FORMADORES:
Wesley Adriano Martins Dourado - wesleydourado@scseduca.com.br
40 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Nesse encontro a pesquisadora e professora de arte da rede, Aline Barros de Camargo (Lica), trará sua pesquisa de mestrado que teve como tema de estudo a experiência na escrita coletiva do Currículo municipal cartográfico em Arte, no município de São Caetano do Sul, entre os anos de 2017 e 2019.
Essa escrita, que nasceu a partir do desejo de revisitar os documentos do município com a chegada da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), transformou-se em um veículo de transformação coletiva para os arte-educadores do município e na prática singular da docência da pesquisadora. Dessa maneira, nesse encontro serão abordadas as alegrias e padecimentos desse processo e como, à revelia e pelas frestas da BNCC, conseguiram fazer um movimento coletivo e escrever um currículo que se tornou, mais do que um documento, um lugar de pertencimento e criação para os arte-educadores do município.
Formação para professores/as dos componentes de Arte, Educação Infantil, Ensino fundamental anos iniciais e finais e Ensino Médio
04/06 DAS 19h ÁS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI
8 horas (2 horas presenciais e 6 horas online)
FORMADORES:
Cíntia da Silva Bertini Leite - cintialeite@scseduca.com.br
Aline Barros de Camargo - alinecamargo@scseduca.com.br
40 Vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Apresentar os diversos elementos relacionados ao letramento racial, a partir de reflexões, relatos de experiências, obras da literatura, obras audiovisuais, entre outros, no intuito de possibilitar novas ferramentas para os docentes na construção de práticas pedagógicas afirmativas e antirracistas.
Docentes da rede municipal de São Caetano do Sul.
05,12, 14 (sábado - Museu), 26 de junho e 03 de julho
quintas das 19h às 21h
sábado das 8h às 12h
Átrio • CECAPE•CEDIGI
20 horas certificadas
[12 horas de encontros presenciais e 8 horas de atividades complementares]
FORMADORES:
MIlene Valentir - milenevalentir@scseduca.com.br
Thuany Nogueira- thuanynogueira@scseduca.com.br
40 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Promover a formação continuada dos professores por meio da leitura, incentivando o desenvolvimento de práticas reflexivas, a ampliação do repertório e a construção de um espaço de diálogo e partilha de experiências literárias.
Formação para professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio
Das 19h às 21h
22/05 - Lenço de cetim da mamãe e O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie
26/06 - Diários
21/08 - Macabéia: Flor de Mulungu, de Conceição Evaristo
25/09 - O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy
23/10 - Livro imagem/ilustrado
Sala A • CECAPE•CEDIGI
Carga horária total de 20 horas
5 encontros de 2 horas + atividade complementar
Nenhuma leitura é obrigatória, é possível participar dos encontros, mesmo que não tenha lido o livro.
FORMADORES:
Ana Paula Auletta - ana.auletta@scseduca.com.br
Isabel Cristina Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Revisitar as concepções de arte com os bebês, apresentando as instalações artísticas como uma possibilidade de exploração para bebês e crianças bem pequenas. O objetivo é oferecer, aos professores, uma imersão artística para inspirar as ações com os bebês e promover momentos de discussão e reflexão sobre intencionalidade pedagógica, planejamento e documentação.
Formação para professores da Educação Infantil, Coordenadoras da Educação Infantil, Diretoras da Educação Infantil, Assistentes de Direção da Educação Infantil.
03/04 das 18h às 20h
10/04 das 18h às 20h
17/04 das 18h às 20h
24/04 das 18h às 20h
08/05 das 18h às 20h
15/05 das 18h às 20h
22/05 das 18h às 20h
24/05 das 09h às 13h (visitação à exposição local a ser definido) sabádo
29/05 das 18h às 20h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
25 horas (21 horas presenciais e 4 horas de atividades online)
FORMADORES:
Thainá Esteves Tesotto - thainatesotto@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
A formação visa o trabalho com essa linguagem na educação infantil, fomentando a importância dos jogos de construção e dos propósitos que os espaços de construção têm para oferecer às crianças, considerando-a como linguagem de expressão e de comunicação.
Formação para docentes e Equipe Gestora da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul.
Turma A - 09/04, 16/04, 23/04, 30/04
07/05, 14/05, 21/05, 28/05
Horário: 18h às 20h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI / Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
20 horas (16 horas presenciais e 4 horas de atividades online)
FORMADORES:
Argentina dos Santos - argentinasantos@scseduca.com.br
Maria Madalena C. J. da Silva - mariacandida@scseduca.com.br
35 Vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Este encontro tem como objetivo principal contribuir para que os coordenadores pedagógicos ingressantes compreendam a importância de planejar uma rotina intencional de trabalho, e elaborem formas de organizar melhor suas atribuições e afazeres.
Formação para coordenadores pedagógicos iniciantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Complementares.
05/06 das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Loureiro Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
A proposta oferece um espaço formativo, sensível e acolhedor, voltado aos profissionais da educação, que integra roda de conversa e oficinas vivenciais como instrumentos de escuta, expressão e cuidado. Utilizando contos como fio condutor — histórias que tocam, curam e inspiram — os encontros convidam à partilha de experiências e ao diálogo profundo sobre os sentidos da prática pedagógica.
Mais do que refletir sobre o fazer educacional, a proposta convida à reconexão com a própria história de vida, ampliando a consciência de si e a qualidade da presença nas relações. Trata-se de um percurso de escuta, autodescoberta e reconexão consigo mesmo, fortalecendo o educador em sua dimensão humana, inspirando práticas mais empáticas, compassivas com sua própria humanidade e transformadoras no ambiente escolar.
Formação para Profissionais da Educação
Ciclo 1 - Introdução: 04 encontros - quinta-feira
Primeiro - 12/06 das 18h30 às 20h30
Segundo - 26/06 das 18h30 às 20h30
Terceiro - 03/07 das 18h30 às 20h30
Quarto - 10/07 das 18h30 às 20h30
Ciclo 2 - Aprofundamento: 04 encontros - quinta-feira
Quinto - 07/08 das 18h30 às 20h30
Sexto - 14/08 das 18h30 às 20h30
Sétimo - 21/08 das 18h30 às 20h30
Oitavo - 28/08 das 18h30 às 20h30
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
24 horas (16 horas presenciais e 08 de atividades complementares)
FORMADORES:
Adriana Gomes da Fonseca - adrianagomes@scseduca.com.br
30 Vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Para que lemos na escola?
A formação propõe a reflexão sobre o ensino da leitura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, com foco na intencionalidade pedagógica das práticas leitoras em turmas em processo de alfabetização. Ao abordar diferentes concepções de leitura e seus desdobramentos no cotidiano escolar, a formação convidará os participantes a repensarem os propósitos da leitura na escola, compreendendo-a como prática social, cultural e formativa. Serão exploradas estratégias didáticas que ampliam o repertório dos professores, valorizando a escuta, a diversidade de textos a multimodalidade e o letramento literário, da compreensão leitora e do prazer pela leitura.
A formação é aberta a professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e demais interessados na temática.
20/08 - das 19h às 21h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais.
FORMADORES:
Fabiana Silva Soares Vieira - fabianavieira@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
A oficina propõe refletir sobre os impactos da hiperconectividade e do uso do celular na saúde mental e na educação, à luz da Lei nº 15.100/2025. A partir de dinâmicas participativas e de resultados de pesquisas sobre Nomophobia e regulação tecnológica, conduzidas pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito (USCS), o encontro busca sensibilizar professores, gestores e demais atores da Educação Básica para práticas pedagógicas mais equilibradas e conscientes no ambiente escolar.
FORMAÇÃO PARA GESTORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.
TURMA A - 23/10/2025 DAS 19h ÀS 21h
Teatro • CECAPE•CEDIGI
2 horas
FORMADORES:
Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Maiberte Brogliato - maibertebrogliato@scseduca.com.br
200 VAGAS
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Esta formação tem por objetivo compreender o processo da construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PLAEE), a partir de seus fundamentos e etapas, e elaborar de forma participativa um novo instrumento que assegure o direito à educação e garanta o acesso ao currículo.
Formação para professores de educação infantil, fundamental I, fundamental II, médio e professores de Aee.
30/10 Das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
8 horas (2 horas presenciais e 6 horas de atividade online)
FORMADORES:
Bianca Egídeo Rolda Gonçalves - biancagoncalves@scseduca.com.br
Evelyn Rosana Furtuoso da Silva - evelynsilva@scseduca.com.br
Iara Lúcia Peon Martins - iaramartins@scseduca.com.br
35 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
O treinamento abordará de forma prática os seguintes conteúdos:
- Introdução à IA.
- Aspectos legais e éticos.
- Engenharia de Prompt.
- Prompts aplicados à educação.
- Ferramentas de IA para geração de imagens, blogs, mapa mental, apresentações e infográficos.
IMPRESCINDÍVEL TRAZER O CHROMEBOOK
GESTORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
TURMA A - 30/10 DAS 19h ÀS 21h
Teatro • CECAPE•CEDIGI
2 horas
FORMADORES:
MAGNÍFICO REITOR PROF. DR.RODRIGO CUTRI DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
MAIBERTE BROGLIATO - maibertebrogliato@scseduca.com.br
120 VAGAS
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Ementa:
Este curso explora a linguagem gráfica a partir do tema “a linha”, incentivando a expressão, a investigação e a construção de sentido pelas crianças pequenas. Os participantes vivenciarão práticas que articulam diferentes materiais e gestos gráficos com a documentação pedagógica, promovendo a escuta sensível das produções infantis e a valorização dos processos de aprendizagem.
Professores(as) e auxiliares da Educação Infantil que atuam com crianças de 3 a 5 anos.
Encontros semanais:
10/09, 17/09, 01/10, 08/10 - 18h às 20h
Encontros aos sábados:
11/10 — das 8h às 12h
18/10 — das 8h às 14h (Visita/saída pedagógica à 36ª Bienal)
Encontro de encerramento:
22/10 - 18h às 20h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI
20 horas presenciais
FORMADORES:
Karine Cassalho - karinecassalho@scseduca.com.br
Marcela Aline Acosta Viana - marcelaviana@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
A CAPOEIRA, RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, CARACTERIZA-SE POR SEUS MOVIMENTOS FORTES, ESPONTÂNEOS E EXPRESSIVOS.
NESTA FORMAÇÃO, ELA SERÁ VIVENCIADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, AMPLIANDO REPERTÓRIOS DE ENSINO DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
SERÃO EXPLORADOS MOVIMENTOS DIFERENCIADOS APLICADOS À DANÇA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULA, JOGOS CORPORAIS, MUSICALIDADE E MOVIMENTOS BÁSICOS DA CAPOEIRA. ALÉM DISSO, SERÃO APRESENTADAS ESTRATÉGIAS DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA QUE UTILIZAM A RIQUEZA CULTURAL E CORPORAL DA CAPOEIRA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO. E PARA INTERESSADOS NESTE TEMA.
30/09 DAS 18H30 ÀS 20H30
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 HORAS PRESENCIAIS
FORMADORES:
DÉBORA BANHETI DOS SANTOS - deborabanheti@scseduca.com.br
25 VAGAS
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!
Promover a integração efetiva da Cultura Oceânica na prática pedagógica, alinhando-a à BNCC, e incentivar a adesão das escolas ao movimento Escolas Azuis por meio da apresentação de estratégias, atividades práticas e projetos interdisciplinares que conectem o oceano, a história da vida e a urgência das mudanças climáticas atuais.
Conteúdos abordados: o que é cultura oceânica; como integrá-la à BNCC; caminhos para adesão ao movimento Escolas Azuis; exemplos de atividades e projetos escolares relacionados ao oceano e às mudanças climáticas; abordagem histórica das grandes catástrofes naturais da Terra (vulcanismo, extinções em massa, alterações climáticas abruptas) e suas relações com a crise climática contemporânea.
Professores da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio)
17/11 DAS 19h ÀS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
David Augusto Santos - davidsantos@scseduca.com.br
Erika Lemos - erikalemos@scseduca.com.br
60 VAGAS
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
A palestra será ministrada por formadores externos abaixo:
Amanda Alves Gomes - Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008), mestrado em Aquicultura e Pesca (Área de Concentração: Pesca) pelo Instituto de Pesca - SAA - SP (2015), e doutorado em Oceanografia (Área de Concentração: Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) (2023). Tem experiência nas áreas de ictiologia (com ênfase em taxonomia e ecomorfologia de peixes de oceano profundo), recursos pesqueiros marinhos, etnoecologia, divulgação científica e educação ambiental voltada para a conservação do oceano. É professora da disciplina Biologia Marinha do Centro Universitário Fundação Santo André, onde também coordena o Escritório de Sustentabilidade da instituição. É sócia-fundadora do Zoomundo, onde atua como gerente de produção de conteúdo digital sobre ciências, palestrante e consultora em ensino formal e não-formal de ciências, com enfoque em evolução, cultura oceânica e conservação animal.
Bruno Gonçalves Augusta - Biólogo formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André, com Mestrado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade e Doutorado em Zoologia, ambos pela Universidade de São Paulo. Bruno é paleontólogo, especialista em répteis fósseis, e trabalha há mais de 15 anos com ensino não-formal de Ciências e Divulgação Científica, sendo consultor de inúmeras exposições e eventos científicos. Atualmente, é professor de Paleontologia e de Ações de Extensão Universitária na Fundação Santo André e co-fundador do Zoomundo, uma iniciativa de Divulgação Científica que com foco na produção de conteúdo digital, especialmente o YouTube, onde já soma mais de 100 mil inscritos e 14 milhões de visualizações. O Zoomundo é, atualmente, um dos principais canais de divulgação científica sobre biologia, evolução e conservação animal do Brasil.
Os formadores Erika e David atuarão como mediadores da palestra.
FORMAÇÃO CONCLUÍDA!