Essa proposta formativa visa compartilhar conhecimentos necessários para utilizar a Comunicação Aumentativa Alternativa como uma forma de eliminação da barreira comunicacional potencializando as relações de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação inclusiva.
Professoras e Professores da Rede Municipal (infantil ao Médio)
Dois encontros:
Primeiro encontro: 19 de maio na Sala Formação • CECAPE•CEDIGI
Segundo encontro: 26 de maio na Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
19h às 21h
6 horas (4 presencial e 2 complementar)
FORMADORES:
Ana Lucia Albernás Carlovich (anacarlovich@scseduca.com.br)
Juliana Salim Guirão (julianaguirao@scseduca.com.br)
Patrícia Pires Datt (patriciapires@scseduca.com.br)
Patricia Aparecida David (patriciadavid@scseduca.com.br)
30 vagas
Nesse encontro a pesquisadora e professora de arte da rede, Aline Barros de Camargo (Lica), trará sua pesquisa de mestrado que teve como tema de estudo a experiência na escrita coletiva do Currículo municipal cartográfico em Arte, no município de São Caetano do Sul, entre os anos de 2017 e 2019.
Essa escrita, que nasceu a partir do desejo de revisitar os documentos do município com a chegada da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), transformou-se em um veículo de transformação coletiva para os arte-educadores do município e na prática singular da docência da pesquisadora. Dessa maneira, nesse encontro serão abordadas as alegrias e padecimentos desse processo e como, à revelia e pelas frestas da BNCC, conseguiram fazer um movimento coletivo e escrever um currículo que se tornou, mais do que um documento, um lugar de pertencimento e criação para os arte-educadores do município.
Formação para professores/as dos componentes de Arte, Educação Infantil, Ensino fundamental anos iniciais e finais e Ensino Médio
28/05 DAS 19h ÁS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI
8 horas (2 horas presenciais e 6 horas online)
FORMADORES:
Cíntia da Silva Bertini Leite - cintialeite@scseduca.com.br
Aline Barros de Camargo - alinecamargo@scseduca.com.br
40 Vagas
Promover a formação continuada dos professores por meio da leitura, incentivando o desenvolvimento de práticas reflexivas, a ampliação do repertório e a construção de um espaço de diálogo e partilha de experiências literárias.
Formação para professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio
Das 19h às 21h
22/05 - Lenço de cetim da mamãe e O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie
26/06 - Diários
21/08 - Macabéia: Flor de Mulungu, de Conceição Evaristo
25/09 - O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy
23/10 - Livro imagem/ilustrado
Sala A • CECAPE•CEDIGI
Carga horária total de 20 horas
5 encontros de 2 horas + atividade complementar
Encontros com certificação independente
Nenhuma leitura é obrigatória, é possível participar dos encontros, mesmo que não tenha lido o livro.
FORMADORES:
Ana Paula Auletta - ana.auletta@scseduca.com.br
Isabel Cristina Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
20 vagas
A dança é uma estratégia de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social dos estudantes, promovendo a expressão corporal, a consciência do corpo no espaço e a interação com o mundo. Ela pode ser usada em todos os ciclos e em diferentes componentes curriculares, para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Este encontro formativo pretende explorar o tema em três momentos:
- Primeiro momento: a compreensão da dança no espaço escolar, e como essa experiência pode favorecer a formação humana.
- Segundo momento: os/as participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas que acrescentem e colaborem na elaboração de suas aulas.
- Terceiro momento (atividade complementar - sala google): será a organização de um roteiro de vivências educativas, a fim de ampliar e sistematizar a dança como plano de ensino nas aulas do componente curricular.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO
TURMA ÚNICA - 31/05/2025 DAS 8h às 12h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
6 horas (4 horas presenciais e 2 horas atividade complementar - online)
FORMADORES:
Débora Banheti dos Santos - deborabanheti@scseduca.com.br
Marcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
30 VAGAS
Este encontro tem como objetivo principal contribuir para que os coordenadores pedagógicos ingressantes compreendam a importância de planejar uma rotina intencional de trabalho, e elaborem formas de organizar melhor suas atribuições e afazeres.
Formação para coordenadores pedagógicos iniciantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Complementares.
05/06 das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Loureiro Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
30 vagas
A proposta oferece um espaço formativo, sensível e acolhedor, voltado aos profissionais da educação, que integra roda de conversa e oficinas vivenciais como instrumentos de escuta, expressão e cuidado. Utilizando contos como fio condutor — histórias que tocam, curam e inspiram — os encontros convidam à partilha de experiências e ao diálogo profundo sobre os sentidos da prática pedagógica.
Mais do que refletir sobre o fazer educacional, a proposta convida à reconexão com a própria história de vida, ampliando a consciência de si e a qualidade da presença nas relações. Trata-se de um percurso de escuta, autodescoberta e reconexão consigo mesmo, fortalecendo o educador em sua dimensão humana, inspirando práticas mais empáticas, compassivas com sua própria humanidade e transformadoras no ambiente escolar.
Formação para Profissionais da Educação
Ciclo 1 - Introdução: 04 encontros - quinta-feira
Primeiro - 12/06 das 18h30 às 20h30
Segundo - 26/06 das 18h30 às 20h30
Terceiro - 03/07 das 18h30 às 20h30
Quarto - 10/07 das 18h30 às 20h30
Ciclo 2 - Aprofundamento: 04 encontros - quinta-feira
Quinto - 07/08 das 18h30 às 20h30
Sexto - 14/08 das 18h30 às 20h30
Sétimo - 21/08 das 18h30 às 20h30
Oitavo - 28/08 das 18h30 às 20h30
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
24 horas (16 horas presenciais e 08 de atividades complementares)
FORMADORES:
Adriana Gomes da Fonseca - adrianagomes@scseduca.com.br
30 Vagas
Revisitar as concepções de arte com os bebês, apresentando as instalações artísticas como uma possibilidade de exploração para bebês e crianças bem pequenas. O objetivo é oferecer, aos professores, uma imersão artística para inspirar as ações com os bebês e promover momentos de discussão e reflexão sobre intencionalidade pedagógica, planejamento e documentação.
Formação para professores da Educação Infantil, Coordenadoras da Educação Infantil, Diretoras da Educação Infantil, Assistentes de Direção da Educação Infantil.
03/04 das 18h às 20h
10/04 das 18h às 20h
17/04 das 18h às 20h
24/04 das 18h às 20h
08/05 das 18h às 20h
15/05 das 18h às 20h
22/05 das 18h às 20h
24/05 das 09h às 13h (visitação à exposição local a ser definido) sabádo
29/05 das 18h às 20h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
25 horas (21 horas presenciais e 4 horas de atividades online)
FORMADORES:
Thainá Esteves Tesotto - thainatesotto@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
A formação visa o trabalho com essa linguagem na educação infantil, fomentando a importância dos jogos de construção e dos propósitos que os espaços de construção têm para oferecer às crianças, considerando-a como linguagem de expressão e de comunicação.
Formação para docentes e Equipe Gestora da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul.
Turma A - 09/04, 16/04, 23/04, 30/04
07/05, 14/05, 21/05, 28/05
Horário: 18h às 20h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI / Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
20 horas (16 horas presenciais e 4 horas de atividades online)
FORMADORES:
Argentina dos Santos - argentinasantos@scseduca.com.br
Maria Madalena C. J. da Silva - mariacandida@scseduca.com.br
35 Vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!
Trata-se de um espaço de estudo das ideias que vinculam educação, afeto e direito para olhar criticamente as práticas escolares de modo a identificar e compreender como estes elementos são tecidos na experiência educacional escolar.
Objetivos.
Espera-se conhecer as reflexões que pensam junto educação e afeto e que reconhecem que se constituem em direito humano; espera-se compreender o fundo antropológico e ético da reflexão e de suas implicações para o “reconhecimento” naquela perspectiva que trata do tema no sentido de autorrealização do sujeito, de constituição da sua identidade, e naquele sentido que compreende o reconhecimento na intersubjetividade da vida e na busca por modos de existir coletivamente marcados pela solidariedade e, por fim, espera-se cotejar tais ideias com as práticas educacionais para inspirar ações que cultivem ou ampliem a relação educação-afeto-direito e colaborem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Informações gerais.
A atividade formativa se organizará com encontros presenciais e atividades complementares. Ao se debruçar sobre a experiência educacional escolar, a formação se constituirá num lugar de fazer o trânsito entre as ideias e as vivências, entre a teoria e a prática.
Pré-requisitos.
O docente precisa ter interesse e disponibilidade para a realização de leituras de textos acadêmicos, bem como, para realizar a leitura da sua realidade de atuação profissional para compreender e problematizar a relações educacionais e afetivas dentro da educação escolar.
Docentes da rede pública municipal de São Caetano do Sul.
Turma A - 28/04; 19/05; 02/06; 16/06 e 07/07 das 19h às 21h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
20 horas (10 horas presenciais e 10 de atividades complementares)
FORMADORES:
Wesley Adriano Martins Dourado - wesleydourado@scseduca.com.br
40 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!