FUNDAMENTAL | MÉDIO | EPT | EJA
FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS
GRUPO DE ESTUDOS: JOGOS MATEMÁTICOS
Este curso proporcionará aos participantes uma compreensão abrangente das teorias e práticas relacionadas ao estímulo da concentração, memória, criatividade, autoestima, socialização e afetividade, bem como a oportunidade de explorar jogos matemáticos como ferramenta pedagógica eficaz. Contribuirá para o permanente repensar nas possibilidades didáticas, vivenciando jogos matemáticos que permitam que os estudantes pratiquem os conteúdos de forma interativa, através do compartilhamento de práticas.
Formação para professores de matemática Ensino Fundamental Anos Finais
Primeiro encontro 01/04
Segundo encontro 06/05
Terceiro encontro 03/06
Quarto encontro 01/07
Sala A • CECAPE•CEDIGI
20 horas (8 horas presenciais e 12 horas de atividades complementares)
FORMADORES:
Aline do Espírito Santo - alinesanto@scseduca.com.br
30 vagas
FORMAÇÃO ALFABETIZA JUNTOS PARA GESTORES
Convidamos toda a equipe gestora para participar de estudos aprofundados sobre temas relevantes à gestão escolar.
Formação para gestores e coordenadores das unidades escolares.
1 turma- presencial -uma quinta por mês das 17h às 21h. início 10/04
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
6 módulos de 4 horas mais 2 de atividades complementares- totalizando 36h
FORMADORES:
Formadores do Sesi -
50 vagas
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA - ANOS INICIAIS
Nesta formação, será abordado o documento "Orientações didáticas de Matemática - Anos Iniciais", que associado ao Currículo Municipal, orienta as ações dos docentes que atuam neste segmento.
Serão tratados temas como: planejamento reverso, princípios norteadores da aprendizagem matemática, tipos de situações-problema e recursos didáticos deste componente curricular.
Formação para professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
10/04/2025, DAS 18h50 ÀS 20h50
Sala A e B • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Giane Florêncio de Brito - gianebrito@scseduca.com.br
Patrícia Cardoso - patriciabertolucci@scseduca.com.br
30 vagas
Letra cursiva: por que (não) ensinar?
A letra cursiva tem sido objeto de debates na área da Educação, com argumentos favoráveis e desfavoráveis ao ensino dela na escola.
Nesta formação refletiremos a respeito desses argumentos e da importância de ensinar a letra cursiva. Também vamos relacionar os objetivos de aprendizagem do Currículo Municipal ao ensino desse tipo de letra, com sugestões práticas para desenvolvê-los.
Professores dos Anos Iniciais
14/04/2025 (segunda), das 18h50 às 20h50
Sala B • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Evelin Cristina Trevisan
30 vagas
ENCONTRO FORMATIVO - EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
3º ENCONTRO FORMATIVO - EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
EXCLUSIVO PARA PROFESSORES DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
TURMA A - 22/04 DAS 14h ÀS 16h - Sala 01
TURMA B - 24/04 DAS 9h ÀS 11h - Sala A e B
TURMA C - 28/04 DAS 19h ÀS 21h - Sala A e B
2 horas (presencial)
FORMADORES:
Silvana de Santis - silvanasantis@scseduca.com.br
Valéria Ugolini - valeriaugolini@scseduca.com.br
Vanessa Umemura - vanessaumemura@scseduca.com.br
Vagas: 40
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
O Encontro Formativo tem como objetivo discutir e aprofundar o entendimento das Orientações Didáticas para as aulas de Língua Inglesa. A formação propõe a análise dos fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a proposta curricular do município, com foco nas práticas de linguagem e no desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. Por meio da leitura e reflexão coletiva sobre os documentos orientadores, busca-se fortalecer o planejamento pedagógico, promovendo a articulação entre teoria e prática e a qualificação das experiências de ensino-aprendizagem nas diferentes etapas da Educação Básica.
Formação para os professores de Língua Inglesa e demais interessados.
24/04 das 19h às 21h
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
4 horas (2 horas presenciais e 2 horas para atividade complementar)
FORMADORES:
Ana Paula Auletta - ana.auletta@scseduca.com.br
Isabel Cristina Rueda Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
30 VAGAS
FORM[A]ÇÃO - Educação, afeto e a prática escolar
Trata-se de um espaço de estudo das ideias que vinculam educação, afeto e direito para olhar criticamente as práticas escolares de modo a identificar e compreender como estes elementos são tecidos na experiência educacional escolar.
Objetivos.
Espera-se conhecer as reflexões que pensam junto educação e afeto e que reconhecem que se constituem em direito humano; espera-se compreender o fundo antropológico e ético da reflexão e de suas implicações para o “reconhecimento” naquela perspectiva que trata do tema no sentido de autorrealização do sujeito, de constituição da sua identidade, e naquele sentido que compreende o reconhecimento na intersubjetividade da vida e na busca por modos de existir coletivamente marcados pela solidariedade e, por fim, espera-se cotejar tais ideias com as práticas educacionais para inspirar ações que cultivem ou ampliem a relação educação-afeto-direito e colaborem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.
Informações gerais.
A atividade formativa se organizará com encontros presenciais e atividades complementares. Ao se debruçar sobre a experiência educacional escolar, a formação se constituirá num lugar de fazer o trânsito entre as ideias e as vivências, entre a teoria e a prática.
Pré-requisitos.
O docente precisa ter interesse e disponibilidade para a realização de leituras de textos acadêmicos, bem como, para realizar a leitura da sua realidade de atuação profissional para compreender e problematizar a relações educacionais e afetivas dentro da educação escolar.
Docentes da rede pública municipal de São Caetano do Sul.
Turma A - 28/04; 19/05; 02/06; 16/06 e 07/07 das 19h às 21h.
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
20 horas (10 horas presenciais e 10 de atividades complementares)
FORMADORES:
Wesley Adriano Martins Dourado - wesleydourado@scseduca.com.br
40 vagas
PLANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: TRILHANDO CAMINHOS PARA O ANO LETIVO
Este encontro formativo tem como objetivo promover um espaço de diálogo e construção coletiva sobre a organização dos objetivos de aprendizagem de Ciências ao longo dos três trimestres do ano letivo, visando garantir uma progressão coerente e uma intencionalidade pedagógica no ensino da área.
Professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
29/04 (terça-feira) das 19h às 21h
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erika Romanholo Silva Lemos - erikalemos@scseduca.com.br
30 VAGAS
Assumi a coordenação pedagógica. E agora?!
O objetivo deste encontro é promover reflexões sobre a coordenação pedagógica, por meio da discussão de trechos de textos que tratam de desafios e possibilidades, cotejando-os às situações do dia a dia do CP que, recentemente, assumiu a função.
Formação para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
05/05 das 19h às 21h
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
2 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Loureiro Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
30 vagas
História Local: cultura histórica, memória, identidade e usos do passado na aprendizagem histórica
Pensando a História como componente curricular essencial para a formação social, o curso trará abordagens a partir do prisma da História Local como recurso na aprendizagem histórica. O curso possibilita a formação de professoras e professores polivalentes e espcialistas do componente curricular e Humanidades para a ensinagem histórica sob a perspectiva de outras epistemologias. O objetivo é ampliar os conhecimentos epistemológicos não eurocêntricos, comunicar mudanças de paradigmas e novas abordagens historiográficas, contribuir para o aumento de repertório no processo de ensino e aprendizagem e construir atitude historiadora.
Formação para professores/as de Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais; Ensino Médio
3/4 - 19h às 21h
8/5 - 19h às 21h
5/6 - 19h às 21h
3/7 - 19h às 21h
14/8 - 19h às 21h
11/9 - 19h às 21h
9/10 - 19h às 21h
Sala B • CECAPE•CEDIGI
42h (14h presencial e 28h atividade complementar)
FORMADORES:
Lia Fernanda da Silva
30 vagas
FORMAÇÃO EM ANDAMENTO!