O Sarau dos Profissionais da Educação é um espaço de valorização, integração e expressão artística dos educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino. O evento convida professores, gestores e demais profissionais da educação a compartilharem seus talentos nas diversas linguagens artísticas — música, poesia, teatro, dança, artes visuais e outras manifestações culturais — promovendo um ambiente de partilha, sensibilidade e inspiração.
Mais do que uma mostra de talentos, o sarau celebra a potência criativa presente na Educação e o papel da arte como elemento de humanização e diálogo. Cada apresentação terá duração máxima de 15 minutos, podendo ser realizada de forma individual , em dupla ou coletiva , garantindo a diversidade de expressões.
No dia 17 de novembro será enviado um informativo às pessoas aprovadas para apresentação, com orientações sobre a organização e a dinâmica das apresentações. O objetivo é garantir que o evento ocorra de forma harmônica e acolhedora, contemplando diferentes manifestações artísticas e proporcionando uma experiência significativa a todos os envolvidos.
O cadastro de apresentações para os funcionários sem o e-mail institucional scseduca deve ser realizado pelo gestor da unidade de ensino, utilizando seu e-mail institucional pessoal ou o e-mail institucional da própria unidade de ensino.
A QUEM SE DESTINA :
Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino.
OBJETIVO:
Proporcionar um espaço de convivência artística e cultural entre os profissionais da educação, estimulando a expressão criativa, o protagonismo e o fortalecimento dos vínculos da comunidade escolar.
DATA E LOCAL :
📅 Data : 26 de novembro de 2025
🕖 Horário : A partir das 19h
📍 Local : CECAPE • CEDIGE – Teatro / Saguão do Teatro
DÚVIDAS OU INFORMAÇÕES (SOM, ILUMINAÇÃO E OUTROS):
Núcleo de projetos especiais: nucleodeprojetos@scseduca.com.br
Valquíria/Soraia: VOIP 204028/2044014
VAGAS :
Evento aberto a todos os profissionais da Rede Municipal interessados em apresentar suas produções artísticas.
ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES: 14/11/2025
NÚMERO DE APRESENTAÇÕES: Limitadas a 9 (nove). Por ordem de inscrição.
TEMPO DAS APRESENTAÇÕES: da montagem à finalização - tempo máximo 15 minutos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES POR APRESENTAÇÃO: Livre
CONVIDADOS: Após o encerramento das inscrições, informaremos o número de convites (QRCode) serão disponibilizados por apresentação.
NÃO HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO
9 VAGAS
AÇÃO EM ANDAMENTO!
Proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade.
Repensar os processos educativos a partir dos fundamentos do Currículo Municipal.
ATENÇÃO: NÃO HÁ INSCRIÇÃO PRÉVIA. PARTICIPAÇÃO DIRETAMENTE PELOS LINKS DE CADA ENCONTRO NA DATA E HORÁRIOS INDICADOS.
Nesta palestra, vamos refletir sobre como a linguagem matemática pode emergir das experiências reais e significativas das crianças na Educação Infantil. A partir de uma abordagem participativa e do olhar para as múltiplas linguagens, vamos discutir como planejar propostas que envolvam a matemática que surge no cotidiano sem perder de vista o brincar, o corpo, o espaço e a escuta.
O que você verá nesta palestra:
O que é linguagem matemática na Educação Infantil?
Como a matemática pode estar presente nas múltiplas linguagens?
Quais experiências e contextos favorecem o pensamento matemático?
APRESENTAÇÃO: MARILDA CAPITULINA COSTA SALGADO
MEDIAÇÃO: ARGENTINA DOS SANTOS
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ALESSANDRA SOARES
Pedagoga, professora, formadora de professores, gestora e pesquisadora das infâncias, com mais de 20 anos atuando na Educação Infantil.
Arte-Educadora. Fundadora e formadora da Assessoria e Formação de professores Protagonize. Criadora do ig @protagonizee.
AÇÃO CONCLUÍDA
A palestra aborda os fundamentos e desdobramentos da Pedagogia dos Multiletramentos, destacando sua relevância para os diferentes níveis da educação básica. Serão explorados conceitos centrais como: diversidade cultural, linguística e multimodalidade; além de estratégias pedagógicas para promover práticas inclusivas, engajadoras e alinhadas às demandas do mundo contemporâneo.
APRESENTAÇÃO: CARINA DO ESPÍRITO SANTO
MEDIAÇÃO: FABIANA SILVA SOARES VIEIRA
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ANA SILVIA MOÇO APARÍCIO
Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua materna, didática de línguas, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).
AÇÃO CONCLUÍDA
A proposta é apresentar algumas reflexões em torno da ideia de multiletramento estético a fim de construir coletivamente caminhos para mobilizar competências e habilidades na prática pedagógica por meio das diversas linguagens, dos suportes e das expressões culturais. Ao longo da discussão, abordaremos a origem do conceito de multiletramento, a questão da semiótica das imagens e a estética como meio de percepção, leitura e fruição nas diferentes áreas do conhecimento.
APRESENTAÇÃO: PRISCILA LEONE COLLI
MEDIAÇÃO: ANA PAULA AULETTA
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ERIVONEIDE BARROS
Doutora em Teoria e História Literária (IEL-UNICAMP) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial A. M Górki, em Moscou. Mestra em Letras, na área de Literatura e Cultura russa (FFLCH-USP). Especializada em Psicopedagogia Clínica e Licenciada em Letras. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na área de russo do Departamento de Letras Orientais (FFLCH-USP-FAPESP) sob supervisão do Prof. Dr. Bruno Barretto Gomide. Seus principais temas de pesquisa são semiótica russa, estudos interartes, estudos comparados, teoria da imagem e relações entre cinema e literatura.
AÇÃO CONCLUÍDA
A palestra visa considerar a educação inclusiva como princípio ético comprometido com processo educacional aberto que prima pela garantia das condições de acessibilidade, equidade e êxito acadêmico de todos os estudantes. Aborda o desenvolvimento da docência na perspectiva inclusiva, apresentando dispositivos didáticos multimodais e abertos à influência dos aprendizes, como o desenho universal para aprendizagem e a Pedagogia das Estações.
APRESENTAÇÃO: MAIBERTE BROGLIATO
MEDIAÇÃO: DAVID AUGUSTO
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ELIZABETH CRISTINA COSTA RENDER
Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva.
AÇÃO CONCLUÍDA
Proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade.
Repensar os processos educativos a partir dos fundamentos do Currículo Municipal.
Existem alguns sentidos que moram dentro da palavra “mundo”. Costumeiramente a palavra vinculada à Terra, lugar onde os humanos habitam. Entretanto, a palavra também tem o significado de Criação. Se a natureza que aí está, não é obra das mãos humanas, o modo como nos relacionamos com ela e o sentido que a ela damos faz surgir mundos. Esta oficina se debruça para os diferentes sentidos ou modos de dizer “mundo”, em particular, da Filosofia, da Geografia, da História e da Matemática. São linguagens diferentes oferecendo sentidos sobre o mundo, indicando como os humanos criam mundos ao viver e contemplar o mundo e ao construir modos de ser e viver com os outros humanos. Estes diferentes olhares sobre o mundo, permitirão ver, também, como em relação com ele, nós nos criamos humanos.
Professores da educação básica (infantil, fundamental e médio)
1º ENCONTRO - 25/08 DAS 19h ÀS 21h
2º ENCONTRO - 01/09 DAS 19h ÀS 21h
Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Angela Gonçalves - angelaconcalves@scseduca.com.br
Lia Fernanda da Silva - liasilva@scseduca.com.br
David Augusto Santos - davidsantos@scseduca.com.br
30
AÇÃO CONCLUÍDA
O encontro tem como objetivo promover a vivência da linguagem teatral como forma de expressão, comunicação e escuta sensível no contexto da Educação Infantil. Por meio da experimentação de jogos teatrais, gestos, movimentos e narrativas corporais, as participantes serão convidadas a explorar a teatralidade presente no cotidiano das crianças e refletir sobre o potencial do corpo como linguagem.
Orientações para participação:
Cada participante deve vir com roupas de cores neutras, sem nenhuma estampa. Preferencialmente nas cores branca, cinza ou preta.
- Trazer uma meia-calça preta, que será utilizada para neutralizar as cabeças/cabelos.
- Materiais diversos de vestuário, como: lenços, xales, cangas, lençóis, chapéus, perucas, saias, sobretudos, gravatas, ternos, sapatos, entre outros. Qualquer elemento que permita brincar de criar novas identidades será bem-vindo.
Professores da rede
TURMA A - 26/08 das 18h às 20h30 - 2h30 no formato presencial - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
TURMA B - 27/08 das 18h às 20h30 - 2h30 no formato presencial - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
FORMADORES:
Karine Cassalho
Marcela Aline Acosta Viana
30 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Esta formação convida a um olhar atento e intencional sobre os processos de aprendizagem de bebês e crianças, por meio da documentação pedagógica com foco na linguagem fotográfica. Ao registrar espaços, interações e contextos, valorizamos as expressões, descobertas e relações das crianças com o ambiente — entendido como terceiro educador. A proposta integra teoria e prática com vivências e inspirações visuais, incentivando a escuta sensível e o uso da fotografia como ferramenta de reflexão, memória e sentido educativo. Uma oportunidade para ampliar o olhar e fortalecer a intencionalidade pedagógica.
Professores da Rede
1º ENCONTRO - 26/08 - 18h ÀS 20h
2º ENCONTRO - 28/08 - 18h ÀS 20h
Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
04 horas presenciais
Informações Complementares: Para os nossos encontros será necessário o uso da câmera do celular.
FORMADORES:
Anete Fontebasso - anetefontebasso@scseduca.com.br
Maria Madalena Candida J. da Silva - mariacandida@scseduca.com.br
35 VAGAS
AÇÃO CONCLUÍDA
Formação na Educação das Relações Étnico Raciais, elencando três temáticas no intuito de oferecer subsídios, repertório e aprofundamento para o educador construir possibilidades de atuação em seu cotidiano escolar. Os temas serão:
1- Teatro e Literatura: leituras, narrações, cenas e seus desdobramentos (encontro 1)
2- Artes visuais: representações, estereótipos e apagamentos (encontro 2)
3 - Ludicidade: Jogos e brincadeiras afro brasileiras e indígenas (encontro 3)
Em todos os dias haverá o enfoque nas questões afro brasileiras e indígenas, tratando de suas aproximações, diferenças e especificidades.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE TODOS OS SEGMENTOS
1º ENCONTRO - 28/08 das 19h às 21h - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 04/09 das 19h às 21h - Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
3º ENCONTRO - 18/09 das 19h às 21h - SALAS A e B • CECAPE•CEDIGI
6 horas presenciais e 4 horas de atividades online
FORMADORES:
Milene Valentir Ugliara - milenevalentir@scseduca.com.br
Thuany Nogueira - thuanynogueira@scseduca.com.br
Lia Fernanda da Silva - liasilva@scseduca.com.br
30 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Esse curso propõe uma reflexão sobre a curadoria de livros no contexto escolar, destacando sua importância no desenvolvimento da leitura em diferentes áreas do conhecimento. A partir de critérios de seleção, os participantes serão convidados a vivenciar práticas de escolha de livros com narrativas que literalmente contam, explorando conexões entre literatura e o ensino de matemática.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
1º ENCONTRO - 28/08 das 19h às 21h - Salas A e B
2º ENCONTRO - 11/09 das 19h às 21h - Salas A e B
8h (4h presenciais e 4h para atividades online)
FORMADORES:
Aline do Espírito Santo - alinesanto@scseduca.com.br
Ana Paula Auletta - ana.auleta@scseduca.com.br
Débora Erbert dos Santos - deborasantos@scseduca.com.br
30
AÇÃO CONCLUÍDA
Esta formação tem como objetivo apresentar os fundamentos sobre metodologias ativas e algumas práticas, contextualizando-as no cenário educacional, valorizando o potencial dessas práticas para promover o engajamento dos estudantes e seu protagonismo diante do desenvolvimento pedagógico.
Estes encontros visam proporcionar experiências de algumas metodologias ativas, possibilitando aos educadores a reflexão, o diálogo e a conexão com um aprendizado significativo e centrado no estudante.
Este curso contará com um primeiro momento, no qual o cursista terá acesso a um texto introdutório e um vídeo elucidativo sobre as ideias gerais do tema, dando início a sua imersão no ensino inspirador das Metodologias Ativas.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS
1º ENCONTRO - 28/08/2025, DAS 19h às 21h - Sala 2 • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 11/09/2025, DAS 19h às 21h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
TOTAL DE 3 HORAS (2 horas presenciais e 1 hora remota para leitura de texto antecipado ao encontro presencial)
FORMADORES:
Patrícia Cardoso - patriciabertolucci@scseduca.com.br
Giane Florêncio - gianebrito@scseduca.com.br
30 VAGAS
AÇÃO CONCLUÍDA
Reflexão e aprofundamento sobre o uso de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas para a acessibilidade curricular na educação inclusiva. Serão abordados os desafios e as possibilidades na construção de práticas lúdicas que eliminem barreiras e garantam experiências significativas e acessíveis a todos os estudantes. A formação busca fortalecer o papel docente como mediador da aprendizagem, promovendo práticas que respeitem a diversidade, assegurem o direito de aprender e favoreçam a participação plena no ambiente escolar.
Professores educação infantil e anos iniciais do fund I
01/09 - das 19h às 21h
08/09 - das 19h às 21h
Sala 1 • CECAPE•CEDIGI
4 horas
FORMADORES:
Bianca Egídio Roldão Gonçalves - biancagoncalves@scseduca.com.br
Valeria Iamundo Munhoz - valeriamunhoz@scseduca.com.br
Márcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
35 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Promover a sensibilização, o estudo e a experimentação sobre o uso da areia como elemento estético, sensorial e pedagógico nas práticas com crianças pequenas, valorizando as linguagens do efêmero e o potencial expressivo da natureza nos contextos da Educação Infantil.
Formação para professores da Educação Infantil, Coordenadores, Diretoras, Assistentes de direção e Auxiliares de Primeira Infância
1º ENCONTRO - 03/09/2025 18h às 20h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 10/09/2025 18h às 20h - Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
CARGA HORÁRIA: 4 horas
FORMADORES:
Argentina dos Santos - argentinasantos@scseduca.com.br
Thainá Esteves Tesotto - thainatesotto@scseduca.com.br
35 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Este minicurso propõe uma reflexão sobre as potencialidades do ambiente de aprendizagem ao ar livre, especialmente a partir de experiências desenvolvidas em espaços como o jardim da escola. A partir da apresentação de projetos pedagógicos realizados nesse contexto, serão exploradas possibilidades de integração curricular com foco nas múltiplas linguagens.
O objetivo é inspirar práticas pedagógicas interdisciplinares, valorizando o contato com a natureza como um potente recurso educativo e ampliando o olhar dos(as) professores(as) para o uso criativo e formativo desses espaços. Os encontros visam fortalecer o diálogo entre as áreas do conhecimento e promover a escuta, a experimentação e o protagonismo dos(as) estudantes no processo de aprendizagem.
Formação para professores do Ensino Fundamental.
1º ENCONTRO - 04/09 das 19h ÀS 21h
2º ENCONTRO - 15/09 das 19h ÀS 21h
Sala A • CECAPE•CEDIGI / Sala B • CECAPE•CEDIGI / Espaço Formação • CECAPE•CEDIGI
4 horas
FORMADORES:
Cintia da Silva Bertini Leite - cinitaleite@scseduca.com.br
Erika Romanholo Silva Lemos - erikalemos@scseduca.com.br
Fabiana Silva Soares Vieira - fabianavieira@scseduca.com.br
Professoras convidadas
Cristiane Janaina de Oliveira Benini - cristianebenini@scseduca.com.br
Janaina Dutra Gonzalez - janainagonzalez@scseduca.com.br
Vagas: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
A proposta deste minicurso é apresentar a potencialidade das mídias eletrônicas e digitais, em especial o rádio, a TV e o podcast, para inspirar práticas pedagógicas que envolvam as multimodalidades textuais e a oralidade.
Por meio do viés jornalístico, o objetivo é apresentar diversos tipos de textos e a oralidade como instrumentos importantes de comunicação e, para isso, contaremos com a participação de jornalistas que atuam em rádio e TV, com informações sobre o trânsito e a previsão do tempo.
Também serão apresentados projetos de podcast já desenvolvidos na rede, enfocando a riqueza do uso deste recurso para envolver toda a comunidade na rotina e nas atividades escolares.
Objetiva-se, assim, contribuir com o levantamento de ideias para atuações diferenciadas pelos professores e, que, com certeza, atenderão a muitos objetivos de aprendizagem contidos no nosso Currículo Municipal.
Formação para todos os professores interessados no assunto
1º ENCONTRO - 08/09/2025 (segunda-feira) - das 19h às 21h - Sala A e B • CECAPE•CEDIGI
2º ENCONTRO - 11/09/2025 (quinta-feira) - das 19h às 21h - Saguão e Teatro • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Erica Garrido - ericagarrido@scseduca.com.br
Evelin Trevisan - evelintrevisan@scseduca.com.br
Isabel Campanella - isabelcampanella@scseduca.com.br
30 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Este curso propõe reflexões sobre o papel da empatia, da afetividade e da memória na construção de relações interpessoais mais saudáveis, tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana. Ao integrar práticas reflexivas ao embasamento teórico, os participantes poderão vivenciar momentos de reflexão e ressignificação, a partir do resgate de memórias e da experimentação de vivências que valorizam o uso de múltiplas linguagens como estratégias promotoras de diálogo e do desenvolvimento de ambientes mais respeitosos e colaborativos.
O curso acontecerá em dois encontros (08/09 e 15/09).
No primeiro encontro (dia 08/09) o cursista deverá trazer fones de ouvido (compatível com o seu aparelho celular), se possível.
Formação para Professores e Equipe Gestora
1º ENCONTRO - 08/09 das 19h às 21h
2º ENCONTRO - 15/09 das 19h às 21h
Saguão do Teatro • CECAPE•CEDIGI
4 horas ( 4 horas presenciais)
FORMADORES:
Elaine Cristina F. Micheletti - elainemicheletti@scseduca.com.br
Liliam Fernandes Córnea - liliamcornea@scseduca.com.br
Silvana de Santis - silvanasantis@scseduca.com.br
Valéria Ugolini - valeriaugolini@scseduca.com.br
Vanessa Maria Vicente Umemura - vanessaumemura@scseduca.com.br
40 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
Reflexões sobre os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como caminho para a construção de práticas pedagógicas acessíveis que reconheçam e valorizem a diversidade. Fundamentos teóricos do DUA, suas diretrizes e implicações no planejamento e na organização das atividades educacionais de modo a promover uma educação inclusiva, integral e equitativa para todos e cada um dos estudantes. Relatos de experiências do DUA no cotidiano escolar.
Professores da educação básica
09 de setembro das 19h às 21h - SALA 1 • CECAPE•CEDIGI
16 de setembro das 19h às 21h - ESPAÇO FORMAÇÃO • CECAPE•CEDIGI
19 de setembro das 19h às 21h - SALA 1 • CECAPE•CEDIGI
6 horas
FORMADORES:
Patrícia Aparecida David
Simone Borges da Silva Camargo
Iara Lúcia Peon Martins
Evelyn Rosana Furtuoso da Silva
35 vagas
AÇÃO CONCLUÍDA
A América Latina é um caldeirão de culturas, ricas em expressões corporais, que se manifestam através da dança, dos jogos e das brincadeiras. Essas manifestações não são apenas formas de entretenimento, mas veículos de transmissão de valores, histórias, identidades e rituais sociais. A proposta deste minicurso busca explorar a diversidade e a riqueza dessas práticas corporais, promovendo o reconhecimento, a valorização e a vivência de elementos culturais latino-americanos. Ao mergulhar nesse universo, os participantes terão a oportunidade de expandir seus repertórios corporais, culturais, sensoriais e pedagógicos, compreendendo a importância dessas manifestações para a formação humana e para a construção de identidades coletivas.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO.
20/09 DAS 08h ÀS 12h
Átrio • CECAPE•CEDIGI
4 horas presenciais
FORMADORES:
Débora Banheti - deborabanheti@scseduca.com.br
Marcio Carvalho - marciocarvalho@scseduca.com.br
30 VAGAS
AÇÃO CONCLUÍDA
A oficina propõe refletir sobre os impactos da hiperconectividade e do uso do celular na saúde mental e na educação, à luz da Lei nº 15.100/2025. A partir de dinâmicas participativas e de resultados de pesquisas sobre Nomophobia e regulação tecnológica, conduzidas pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito (USCS), o encontro busca sensibilizar professores, gestores e demais atores da Educação Básica para práticas pedagógicas mais equilibradas e conscientes no ambiente escolar.
FORMAÇÃO PARA GESTORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.
TURMA A - 23/10/2025 DAS 19h ÀS 21h
Teatro • CECAPE•CEDIGI
2 horas
FORMADORES:
Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Maiberte Brogliato - maibertebrogliato@scseduca.com.br
200 VAGAS
AÇÃO CONCLUÍDA
O treinamento abordará de forma prática os seguintes conteúdos:
- Introdução à IA.
- Aspectos legais e éticos.
- Engenharia de Prompt.
- Prompts aplicados à educação.
- Ferramentas de IA para geração de imagens, blogs, mapa mental, apresentações e infográficos.
IMPRESCINDÍVEL TRAZER O CHROMEBOOK
GESTORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
TURMA A - 30/10 DAS 19h ÀS 21h
Teatro • CECAPE•CEDIGI
2 horas
FORMADORES:
MAGNÍFICO REITOR PROF. DR.RODRIGO CUTRI DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
MAIBERTE BROGLIATO - maibertebrogliato@scseduca.com.br
120 VAGAS
AÇÃO CONCLUÍDA
Esta palestra tem como propósito aprofundar a compreensão sobre o papel das experiências de construção na Educação Infantil, a partir da obra “Construção e Construtividade”, de Alejandra Dubovik e Alejandra Cipitelli — educadoras e pesquisadoras argentinas que se dedicam ao estudo das múltiplas linguagens da infância.
Com base em suas trajetórias no Jardim de Infância Fabulinus e em práticas pedagógicas centradas na criança, as autoras propõem uma reflexão sobre os jogos de construção como linguagem potente e complexa, por meio da qual as crianças exploram, testam hipóteses, expressam ideias e constroem significados sobre o mundo.
A palestra convida os educadores a reconhecer os espaços de construção como territórios de aprendizagem e expressão, onde o brincar se transforma em campo fértil para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, afetivo e social.
Além de abordar fundamentos teóricos e relatos de práticas, o encontro busca inspirar professores e coordenadores pedagógicos a ressignificar o planejamento e a intencionalidade das propostas construtivas, compreendendo o professor como mediador e parceiro nas descobertas infantis.
A atividade faz parte do percurso formativo da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul, que, inspirada pelo livro das autoras, desenvolveu um curso voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas e à ampliação das experiências construtivas nos contextos da infância.
MEDIAÇÃO: ARGENTINA DOS SANTOS
FORMAÇÃO CERTIFICADA - AO VIVO PELO YOUTUBE
ALEJANDRA DUBOVIK
Professora de Educação Infantil especialista em trabalho com crianças até 3 anos de idade Fundadora (1998) e diretora institucional do Jardim de Infância Fabulinus e da Escola Primária e Secundária Antonio Berni, em General Pacheco, na Argentina.
ALEJANDRA CIPPITELLI
Especialista em educação infantil e ajudou a fundar o jardim de infância Fabulinus na Argentina.
AÇÃO CONCLUÍDA
O Compartilhamento de Boas Práticas tem como propósito valorizar, divulgar e socializar experiências realizadas por professores, gestores e funcionários da rede municipal de São Caetano do Sul.
Ementa: A proposta deste eixo é promover um espaço de compartilhamento e reflexão sobre experiências desenvolvidas por gestores escolares. A apresentação das práticas gera trocas de saberes e inspira novas ideias e ações, que podem qualificar o trabalho das equipes gestoras e, consequentemente, beneficiar toda a comunidade escolar.
10/11 - das 19h às 21h - SALA 2 - CECAPE
Mediadores: Evelin Trevisan e Marcio Carvalho
1- O planejamento de ações diárias do (a) Coordenador(a) Pedagógico(a) - Da organização do cotidiano ao trabalho formativo
Professora: Camila Del Dono Albano Pereira
2- Da Reflexão à Ação: O caminho que nos levou ao nosso Código de Conduta
Professoras: Yolanda Agnes de Oliveira, Michelle Deranian, Débora Borges Migliatti Prudencio
3- Uma Trilha para Repensar o Fazer Docente
Professoras: Yolanda Agnes de Oliveira, Michelle Deranian, Débora Borges Migliatti Prudencio
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: Este eixo propõe o compartilhamento de práticas que evidenciam estratégias pedagógicas que possibilitem a participação, garantam a aprendizagem, promovam a construção da autonomia e a socialização de todos os estudantes na promoção de uma escola mais inclusiva.
10/11 - das 19h às 21h - Átrio do Teatro - CECAPE
Mediadores: Patrícia David e Lia Fernanda
1- Na mesma pista, com os mesmos sonhos: o atletismo como prática inclusiva.
Professor: Rodrigo Moreira Barbosa
2- Inclusão e diversidade, uma escola para todos.
Professora: Valdenira Gomes Galdino
3- Educação Física Inclusiva: vivências de alunos autistas nas modalidades de Tênis de Mesa e Futebol/Futsal.
Professor: André Luiz Carvalho
4- Do Conhecimento à Autonomia: A Jornada de um Estudante com TEA
Professora: Celia Luíza Monteiro
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: Este eixo propõe o compartilhamento de práticas pedagógicas que utilizam projetos e metodologias ativas como estratégias para promover a autonomia, o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa.
10/11 - das 19h às 21h - SALA A
Mediadores: Fabiana Vieira e Giane Brito
1- A escola como um território de vivências e saberes de diferentes modos de culturas.
Professora: Leni de Sousa
2- “Grandes Ideias com Recursos Simples: Ciência ao Alcance de Todos”
Professora: Lais Cristina de Souza
3- Infográfico
Professora: Regina Aparecida Martinez dos Santos
4- Trabalhando com projetos de pesquisa.
Professora: Priscila Nilander de Lima
5- Projeto Semana da Correspondência / "Porque quem mal lê, mal escreve, mal fala, mal vê." Monteiro Lobato
Professora: Cláudia Ramis de Almeida
Vagas: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O eixo “Pedagogias da Natureza: da investigação à prática” propõe um espaço de compartilhamento e reflexão sobre experiências pedagógicas que articulam investigação, sustentabilidade e práticas educativas voltadas à relação entre seres humanos e natureza. Por meio da apresentação de práticas desenvolvidas nas escolas, os participantes poderão conhecer diferentes abordagens que aproximam os estudantes das questões associadas ao conhecimento da biodiversidade, à alfabetização científica e à construção de uma consciência socioambiental.
10/11 - das 19h às 21h - SALA ESPAÇO FORMAÇÃO
Mediadores: Erika Romanholo Silva Lemos e Cintia Silva Bertini Leite
1- Estação de reciclagem de papel
Professora: Aline Bitencourt Monge
2- Conhecendo a biodiversidade: dentro e fora da escola
Professoras: Keli Patricia Luca, Karina Maria Francisco e Mônica Campos de Carvalho Bonora
3- Desastres Naturais na Educação Infantil
Professoras: Brunna Fabiani Birnie e Ligia Aparecida Duó Previato
API: Ligia Aparecida Duó Previato
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: A proposta deste eixo é promover um espaço de compartilhamento e reflexão sobre experiências desenvolvidas por gestores escolares. A apresentação das práticas gera trocas de saberes e inspira novas ideias e ações, que podem qualificar o trabalho das equipes gestoras e, consequentemente, beneficiar toda a comunidade escolar.
11/11 - das 19h às 21h - SALA 2 - CECAPE
Mediadores: Erica Garrido e Marcio Carvalho
1- Café com a Diretora - Um espaço de diálogo
Professora: Andréa Moreno Castillo
2- Juntos Fazemos a Diferença: a Força do Grêmio Estudantil
Professores: Rafael Ridolfi, Ana Paula Illi
3- Gestão Democrática: A Implementação do Conselho Mirim para a Construção de uma Cultura Cidadã
Professora: Priscila Bombassei Amorim
4- Conselho Mirim: construindo democracia
Professora: Aline Bitencourt Monge
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O encontro propõe um mergulho nas práticas cotidianas da Educação Infantil, destacando os espaços como territórios de construção, expressão e descoberta. Por meio das experiências das escolas, discutiremos a potência dos ambientes como elementos pedagógicos, o brincar simbólico como linguagem de criação e elaboração, e a documentação como prática reflexiva que torna visível o percurso das crianças. A partir de diferentes olhares – da construção como linguagem, dos territórios de aprendizagem, das brincadeiras que narram o mundo e dos registros que o revelam – busca-se fortalecer o papel do educador como mediador sensível, organizador dos contextos e documentador das experiências vividas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar das infâncias.
11/11 - das 19h às 21h - Espaço Formação
Mediadores: Anete Fontebasso e Karine de Cássia Cassalho
1- Construir é Pensar com o Corpo: a Linguagem da Construtividade na Educação Infantil
Professora: Tatiana Santos Serain
2- Documentação Pedagógica: O processo além do que as paredes revelam.
Professora: Aline de Vila Scalabrin, Adrielle Cristina Correia Bezerra, Caroline Cardeal de Melo
3- Oficinas x Territórios Brincantes
Professora: Gessika Taiany Feitosa dos Santos, Bianca Rafaela Mattos Teixeira Azevedo
4- Pequenos Grandes Papéis: Desenvolvendo Habilidades Através da Brincadeira Simbólica
Professora: Rosana Francisca de Jesus, Carolina Pimentel Oliveira da Silva
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: Este eixo propõe o compartilhamento de práticas pedagógicas que utilizam projetos e metodologias ativas como estratégias para promover a autonomia, o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa.
11/11 - das 19h às 21h - SALA A
Mediadores: Aline do Espírito Santo e Ana Paula Auletta
1- ODS Sem Filtro: Ideias que Viralizam nas Redes
Professor: Rosivaldo Bernardo da Silva Júnior
2- Senador Quiz: O Desafio Que Une Saber e Diversão
Professor: Ronaldo Rodrigues da Silva
3- Matemática Interativa: o Kahoot como aliado da aprendizagem
Professora: Kelly Carraro
4- Jornal Nosso Mundo Dombê
Professora: Siloni Correia de Aguiar Pereira
Vagas: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O eixo “Pedagogias da Natureza: da investigação à prática” propõe um espaço de compartilhamento e reflexão sobre experiências pedagógicas que articulam investigação, sustentabilidade e práticas educativas voltadas à relação entre seres humanos e natureza. Por meio da apresentação de práticas desenvolvidas nas escolas, os participantes poderão conhecer diferentes abordagens que aproximam os estudantes das questões associadas ao conhecimento da biodiversidade, à alfabetização científica e à construção de uma consciência socioambiental.
11/11 - das 19h às 21h - SALA 1
Mediadores: David Augusto Santos e Erika Romanholo Silva Lemos
1- Compostagem doméstica: Solução sustentável para resíduos orgânicos
Professora: Keyde Cristina Martins de Melo
2- Casa Sustentável como forma de aprendizagem
Professora: Ana Lucia Pires Fournier
3- Investigando a biodiversidade do jardim da escola por meio da Ciência Cidadã
Professora: Janaina Dutra Gonzalez
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O eixo Vivências Socioemocionais é fundamental por reconhecer que a formação integral dos estudantes vai além do desenvolvimento cognitivo, abrangendo também aspectos emocionais, relacionais e éticos. Ao valorizar práticas que promovem o autoconhecimento, a empatia, o respeito e a cooperação, este eixo reforça a importância de construir ambientes escolares acolhedores, nos quais o bem-estar e as relações humanas sejam parte essencial do processo educativo. Investir em vivências socioemocionais significa fortalecer vínculos, favorecer a convivência positiva e preparar os estudantes para lidar com os desafios da vida de maneira equilibrada e solidária, contribuindo assim para uma comunidade escolar mais humana, empática e integrada.
11/ 11 - DAS: 19h às 21h - Átrio do Teatro - CECAPE
Mediadores: Silvana de Santis, Valéria Ugolini e Vanessa Umemura
1- Intervalo Brincante.
Professoras: Alessandra Freire de Abreu Carvalho, Fernanda da Silva Barbosa e Marisa Toledo Naciff.
2- Retalhos tão pequenos de nós todos - Uma prática sobre acolhimento, afeto, memória e pertencimento.
Professora: Rosana Maria Simplicio Azevedo.
Professor: Armando Sérgio doa Prazeres.
3- Racismo e Machismo.
Professor: Leonardo José Lopes Lacerda e Priscila de Figueiredo.
4- Juntos somos mais fortes.
Professora: Jacira Raimunda Capella.
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: Este eixo, convida educadores e educadoras a mergulharem no universo poético e expressivo da infância, onde a imaginação, a palavra e o som se entrelaçam na construção de sentidos e aprendizagens. Por meio de histórias, cantigas, jogos narrativos e experiências estéticas, refletiremos sobre o papel da literatura, da oralidade e das linguagens artísticas na formação sensível das crianças. Um encontro que celebra a potência de narrar, escutar e encantar-se — dimensões essenciais da educação infantil como espaço de cultura, criação e partilha.
12/11- das 19h às 21h - SALA 2
Mediadores: Argentina dos Santos e Débora Banheti
1- Projeto “Minhas Palavras, Minhas histórias”
Professora: Larissa Mattioli de Oliveira
2- Sarau Literário
Professora: Cláudia Cristina Ouriques Mesquita
3- Explorando as múltiplas linguagens através das vivências esportivas.
Professora: Isabel Cristina Augusto Souza
Professora: Fabiana de Almeida Stevanin
Servente: Luiz Fernando da Silva
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: A escola é um espaço privilegiado de convivência e formação humana. A parceria com as famílias fortalece a construção da identidade dos estudantes, permitindo que reconheçam suas origens, pertenças e singularidades.
12/11 - das 19h às 21h - ÁTRIO - CECAPE
Mediadores: Ângela Gonçalves, Elaine Micheletti, Liliam Fernandes Córnea
1- Experiências artísticas e memórias afetivas: um caminho para o protagonismo infantil
Professora: Tamires Morgon
2- Escola de Pais
Professoras: Michelle Polletto e Jussara Monteiro Araújo
3- Por uma escola viva em que atos colaborativos sejam presentes entre a comunidade como um todo!
Professoras: Juliana de Carvalho Yamane Contar e Amália Lucy Pereira
4- Semáforo do toque: protegendo minha privacidade
Professora: Aline Bitencourt Monge
5- Lute pelos seus sonhos
Professora: Jacira R. Capella
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O encontro propõe um mergulho nas práticas cotidianas da Educação Infantil, destacando os espaços como territórios de construção, expressão e descoberta. Por meio das experiências das escolas, discutiremos a potência dos ambientes como elementos pedagógicos, o brincar simbólico como linguagem de criação e elaboração, e a documentação como prática reflexiva que torna visível o percurso das crianças. A partir de diferentes olhares – da construção como linguagem, dos territórios de aprendizagem, das brincadeiras que narram o mundo e dos registros que o revelam – busca-se fortalecer o papel do educador como mediador sensível, organizador dos contextos e documentador das experiências vividas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar das infâncias.
12/11 - das 19h às 21h - Espaço Formação
Mediadores: Maria Madalena Cândida Jerônimo da Silva e Thainá Esteves Tesotto
1- Quantos são/ Quantos tem? Vem brincar você também!
Professor: Irani Alves de Oliveira Rocha
2- Areia, materiais não estruturados e muitas possibilidades
3- Autonomia na Alimentação - Experiência do Grupo 1A
Professora: Roberta Targon de Azevedo Fiorito
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: Este eixo propõe o compartilhamento de práticas pedagógicas que utilizam projetos e metodologias ativas como estratégias para promover a autonomia, o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa.
12/11 - das 19h às 21h - SALA A
Mediadores: Isabel Cristina Rueda Campanella e Patricia Cardoso
1- Judô na escola: disciplina, respeito e superação.
Professor: Sidnei Francisco de Sales
2- A Semana de Geografia como espaço de pesquisa e acolhimento
Professor: João Gabriel Marinho de Oliveira
3- Ecos da Guerra – Produção de filmes em curta-metragem
Professor: Fernando de Souza Pereira da Silva
4- Teaching PRESENT PERFECT to 9th grade students: “Impossible Mission”? How to empower, engage and excel in Present Perfect teaching with our 9th grade students, specially these days.
Professora: RAQUEL AMOROSO
Vagas: 30
AÇÃO CONCLUÍDA
Ementa: O eixo “Pedagogias da Natureza: da investigação à prática” propõe um espaço de compartilhamento e reflexão sobre experiências pedagógicas que articulam investigação, sustentabilidade e práticas educativas voltadas à relação entre seres humanos e natureza. Por meio da apresentação de práticas desenvolvidas nas escolas, os participantes poderão conhecer diferentes abordagens que aproximam os estudantes das questões associadas ao conhecimento da biodiversidade, à alfabetização científica e à construção de uma consciência socioambiental.
12/11 - das 19h às 21h - SALA 1
Mediadores: Marcela Aline Acosta Viana e David Augusto Santos
1- OSCARVINTAGE: Brechó Sustentável - Moda consciente na escola
Professora: Claudia Maria dos Santos
Professora: Léia Massarin
2- É Preciso Emocionar para Aprender: Caminhos da Investigação na Infância
Professora: Kelly Cristina Campos das Merces
3- Miudezas do nosso cotidiano
Professoras: Sandra Luzia Marson Sobral e Cristiane Maria da Silva
VAGAS: 30
AÇÃO CONCLUÍDA